05/12/2017 13h42 - Atualizado em 19/12/2017 10h53

Prodest faz novo investimento para melhorar serviços do Data Center do ES

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) contratou a empresa Nexa para a instalação de módulos relativos a equipamentos (blades, storage, entre outros) do Data Center do Estado.

O investimento é de R$ 1,62 milhão e também abrange os serviços de suporte sob demanda, garantia e renovação dos aparelhos. A medida tem como objetivo manter o elevado nível de disponibilidade das informações da central de dados do Governo do Estado.

Na avaliação do presidente do Prodest, Paulo Henrique Coutinho, a contratação é uma forma de aperfeiçoar os serviços prestados e de apresentar mais condições de atender à demanda dos clientes.

“O setor de tecnologia da informação e comunicação possui como uma das principais características o surgimento de novos equipamentos voltados para melhorar o desempenho dos serviços. Por isso, é importante acompanharmos essas tendências para trabalharmos com mais eficiência e qualidade”, enfatizou.

Data Center

Considerado uma referência no setor público de TI, o Data Center do ES foi inaugurado em outubro de 2010. O ambiente prioriza garantir a segurança das informações dos órgãos estaduais e de sistemas relevantes para o Poder Executivo, como o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siarhes), o Sistema Eletrônico de Protocolo (SEP) e o Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga).

O local se caracteriza por apresentar um alto nível de segurança da informação. Um bom exemplo é a sala cofre de 159 m², que possui recursos de combate a incêndio, a vandalismo e a inundações.

Para evitar problemas na disponibilidade dos dados, o Data Center tem dois geradores que garantem o funcionamento do ambiente, mesmo que haja falta de energia por um longo período.

Eric Lopes Menequini / Prodest