Governo do Estado do Espírito Santo
05/06/2023 13h35

Prodest fará workshop sobre preparação de dados para análise nesta quarta (07)

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) promoverá, nesta quarta-feira (07), a partir das 16 horas, o workshop com o tema “Pipeline de Dados com SQL Server 2022 e MinIO Data Lake”.

Destinado a funcionários públicos de órgãos estaduais do setor de Tecnologia da Informação (TI), o evento será realizado na sede da autarquia, em Vitória.  O gerente de Gestão da Informação do Prodest, Leandro Barbieri, será o responsável por ministrar o workshop, que terá como objetivo apresentar o  processo e as tecnologias utilizadas para criação de pipeline de dados no Instituto.

“Um pipeline de dados é um processo de preparação dos dados para análise. Para o desenvolvimento são adotadas diferentes tecnologias capazes de lidar com a diversidade de formatos e volumes. O objetivo principal de um pipeline é orquestrar as fases de extração, transformação e modelagem para que analistas e cientistas de dados tenham os recursos necessários para validar suas hipóteses, identificar padrões e fazer uma gestão baseada em dados”, destacou Leandro Barbieri.

No evento, serão abordados assuntos como: Padrões, Processos e Tecnologias para Construção de Pipelines de Dados; Arquitetura de Data Lake; Virtualização de Dados e Object Storage; e exemplos de Pipeline de Dados no Prodest.

Na avaliação do presidente do Prodest, Marcelo Cornélio, os workshops têm um papel muito importante para aprimorar a gestão do conhecimento com relação ao público interno e aos gestores de TI dos órgãos estaduais. “À medida que todos tenham uma visão mais ampla sobre os nossos serviços e potencialidades, maiores são as chances de identificarmos oportunidades de melhoria”, enfatizou.

 

Informações à Imprensa:

Eric Lopes Menequini

comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras