As ações para expandir o uso do Sistema de Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos do Governo do Estado (E-Docs) nos municípios capixabas foram debatidas no segundo episódio do Prodcast -- podcast criado pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) com análises sobre assuntos ligados à Tecnologia da Informação (TI).
Essa edição abordou o tema “E-Docs nos municípios” e teve como host (apresentador) o analista de TI Luciano Lorencini, do Prodest. Os convidados foram Roberto Marconi e Davi Salgueiro, que são respectivamente supervisor de Sistemas de Governo Eletrônico e Social do Prodest e subsecretário de Estado de Inovação na Gestão, vinculado à Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger).
Desde 2024, o E-Docs está presente nos municípios de Alegre, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Iconha, Piúma, Rio Novo do Sul e Vargem Alta. Neste ano, o sistema foi adotado em Águia Branca, Iúna e Santa Maria de Jetibá. Em abril, será implantado em Itaguaçu e Ibatiba.
A adesão ao E-Docs é feita por meio de um Acordo de Cooperação Técnica, firmado entre a prefeitura municipal, a Seger, o Prodest e o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES). Mais informações sobre a iniciativa podem ser consultadas no site https://edocs.es.gov.br/e-docs-para-municipios.
"O E-Docs é uma ferramenta que contribui para a transformação digital no serviço público. Falar sobre esse tema é importante para nós pois, além de evidenciarmos os benefícios do sistema para os municípios e para os cidadãos, explicamos como funciona a adesão pelas prefeituras. O caminho é simples e a implantação conta com acompanhamento e suporte da equipe do Governo do Estado", destacou o subsecretário de Estado de Inovação na Gestão, Davi Salgueiro.
Na avaliação do diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio, o podcast sobre o avanço do E-Docs nos municípios é uma prova de que a autarquia, a Seger e o Arquivo Público estão alinhados em promover o uso desse sistema na Administração Pública no Estado. “À medida que destacamos os benefícios do E-Docs para as prefeituras, maior será o interesse em utilizar essa ferramenta, que tem sido fundamental para aumentar a eficiência e a agilidade no Poder Público Estadual”, enfatizou.
Para assistir ao podcast na íntegra, clique aqui.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
comunicacao@prodest.es.gov.br
Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br