Governo do Estado do Espírito Santo
25/06/2019 13h41

Prodest e Iases desenvolvem plataforma de BI para interpretar dados sobre socioeducação no ES

O Instituto de Tecnologia da Informação do Estado do Espírito Santo (Prodest) desenvolveu uma nova plataforma de armazenamento e análise de dados para o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). Os dois órgãos, em parceria, implantaram um sistema de Business Intelligence (BI), que permite coletar, armazenar e analisar informações sobre a socioeducação no Estado. 

Com o cruzamento e a interpretação dos dados, é possível ter estatísticas relevantes para o Iases atuar de forma mais estratégica. A ferramenta propicia avaliar o perfil dos socioeducandos porque engloba itens, como idade, escolaridade, raça, município, bairro e ato infracional.

O BI também disponibiliza informações sobre reincidências, evolução e vida pregressa dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Segundo o gerente técnico do Iases, Rômulo Telles, esses dados são fundamentais para o órgão ter um conhecimento mais aprofundado do público atendido.

“Essa parceria com o Iases é mais um exemplo de que a tecnologia da informação é crucial para o setor público ser mais inteligente na busca de melhores serviços para a população”, destacou o presidente do Prodest, Tasso Lugon.

Na avaliação do diretor-presidente do Iases, Bruno Pereira Nascimento, o BI é uma ferramenta de gestão que dará suporte à tomada de decisões. “A nova plataforma representa a nossa preocupação em criar ferramentas de inovação que direcionem a atuação do Instituto de forma estratégica e eficiente”, afirmou.  

Informações à imprensa:
Eric Lopes Menequini
(27) 3636-7159
comunicacao@prodest.es.gov.br

Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras