21/03/2022 12h12 - Atualizado em 21/03/2022 14h00

Prodest desenvolve soluções para divulgar práticas de ESG do Governo do Estado

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) desenvolveu as ferramentas para o Governo do Estado fornecer dados sobre ações relacionadas com o conceito “ESG” — Environmental, Social e Governance —, que abrange práticas de responsabilidade social, governança e responsabilidade ambiental.

A autarquia, em conjunto com a Secretaria de Controle e Transparência (Secont), desenvolveu o Portal ESG ES (disponível no endereço: https://portalesg.es.gov.br), tornando o Espírito Santo pioneiro nessa prática no Brasil. O Portal foi lançado na última sexta-feira (18), pelo governador Renato Casagrande, no Fórum III Brasil GRC (Governança, Riscos e Compliance), realizado em Vitória.

Essa iniciativa consolida a adoção pelo Governo do Estado dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e das 169 metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para serem atingidas até 2030.

No Portal ESG ES, o internauta tem acesso aos 17 Objetivos de ODS, que englobam diversas áreas, como erradicação da pobreza, meio ambiente, educação, igualdade de gênero, saneamento básico, cidades sustentáveis, mudanças climáticas, agricultura, indústria, infraestrutura, inovação, entre outras.

Desenvolvido por meio da ferramenta Orchard e dentro do padrão estabelecido pela Superintendência de Comunicação Social (Secom), o Portal também apresenta notícias sobre as ações governamentais relacionadas com o conceito ESG.

Painel

A partir do Portal ESG ES, os cidadãos têm acesso ao Painel ESG-ES, uma ferramenta de Business Intelligence (BI), desenvolvida pelo Prodest. A solução apresenta os projetos das áreas estratégicas do Governo do Espírito Santo, de acordo com a classificação ESG.

Com o uso de filtros, o cidadão pode verificar as atividades ligadas ao segmento de responsabilidade ambiental, identificar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável relacionado com cada projeto e saber qual o órgão responsável por executar a iniciativa descrita resumidamente para facilitar o entendimento do usuário.

Para a subgerente de Sistemas de Informação do Prodest, Aline Nogueira, o maior desafio foi desenvolver o Painel ESG-ES, de acordo com os parâmetros de qualidade e agilidade exigidos para o projeto. “Mesmo com os desafios, conseguimos finalizar mais uma demanda dentro do prazo esperado. Isso foi possível porque contamos com profissionais muito comprometidos e qualificados, que não mediram esforços para entregar esse projeto”, destacou.

O presidente do Prodest, Marcelo Azeredo Cornélio, afirmou que o desenvolvimento das soluções para apresentar as práticas de ESG do Governo do Estado é mais uma prova de como a tecnologia é vital para a evolução da Administração Pública.

“Com certeza, os funcionários, envolvidos nessa ação, fizeram um ótimo trabalho. Afinal, contribuíram para o Poder Executivo Estadual ser pioneiro no Brasil na divulgação de ações ligadas à responsabilidade ambiental, à responsabilidade social e à governança”, enfatizou Cornélio.