11/01/2021 13h20

Prodest desenvolve solução para facilitar convênios entre Estado e municípios capixabas

Os procedimentos para o Poder Municipal firmar convênios com o Estado para a transferência voluntária de recursos devem ser feitos de maneira digital.

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) desenvolveu uma solução para facilitar o processo de obtenção, atualização ou renovação do Certificado de Registro Cadastral de Convênios (CRCC) pelos municípios capixabas.

Desde janeiro deste ano, os procedimentos necessários para o Poder Municipal firmar convênios com o Estado para a transferência voluntária de recursos devem ser feitos somente de maneira digital.

Para a mudança ser efetivada, o Prodest desenvolveu uma ferramenta que permite preencher formulários e receber informações e documentos, para capturá-los e tramitá-los digitalmente pelo sistema e-Docs. Essa solução está em fase piloto, sendo o CRCC On-Line a primeira funcionalidade contemplada.

Anteriormente, o município precisava encaminhar a documentação exigida para firmar os convênios via Correios ou entregá-la na sede da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), localizada no Centro de Vitória. Essa situação tornava o processo de formalização mais lento.

No Portal de Convênios do Estado (https://imsva91-ctp.trendmicro.com:443/wis/clicktime/v1/query?url=www.convenios.es.gov.br&umid=BD98E024-B868-C005-967C-D3EFC9BECAF1&auth=8a8c08660fd98a755cd0b95645c09d68a33dce39-d72d0b0193bd576082b649fa4c42ff38d1b555f9), menu “CRCC On-line”, estão as orientações necessárias para executar eletronicamente os procedimentos para regularizar os convênios.

“O CRCC On-Line foi uma demanda solicitada pela Seger. Além disso, é uma ação que facilita bastante a formalização de convênios, tornando a Administração Pública mais ágil e eficiente”, destacou o presidente do Prodest, Tasso Lugon.

Texto: Lara Favaris