Governo do Estado do Espírito Santo
07/06/2023 14h03

Prodest desenvolve painel com dados analíticos para auxiliar o monitoramento dos Planos de Recursos Hídricos no Estado

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espirito Santo (Prodest) desenvolveu um painel com dados analíticos que integra o Sistema de Monitoramento da Implementação dos Planos de Recursos Hídricos do Estado (SisplanES).
Esse trabalho foi realizado em parceria com a Gerência de Planejamento, Pesquisa e Apoio ao Sigerh/ES (GPPA), da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). O painel foi desenvolvido com a ferramenta de Power BI e faz parte do Sisplan ES, sistema que permite monitorar e avaliar o estágio de implementação das metas e ações de cada Plano de Recursos Hídricos elaborado no Espírito Santo.
Para o monitoramento, são analisadas as informações dos Planos de Ações, considerando os prazos estabelecidos para execução das atividades e das metas específicas, elaboradas com a participação da sociedade. Todas essas informações estão contidas no Sisplan ES e são disponibilizadas por um painel desenvolvido em Power BI, com o apoio técnico do Prodest. 
Com esse sistema, há uma maior transparência das ações realizadas para a sociedade civil, as instituições, o Poder Público, os usuários de águas e os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs), responsáveis pela gestão da água no âmbito das bacias hidrográficas.
O Espírito Santo é o segundo Estado a colocar em prática o monitoramento da implementação dos Planos de Recursos Hídricos. “É inquestionável que a tecnologia tem um papel importante para administrarmos melhor os recursos naturais. Estou muito satisfeito com o resultado da parceria que fizemos com a Agerh”, afirmou o presidente do Prodest, Marcelo Cornélio.
Para acessar o SisplanES, clique aqui. A ferramenta também está disponível no site www.agerh.es.gov.br .

Informações à Imprensa:

Eric Lopes Menequini

comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras