Com a intenção de mostrar como o órgão busca aprimorar os serviços digitais de forma estratégica, o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) lançou mais uma nova edição do Prodcast com o tema “Sistemas Estruturantes - A Engrenagem Invisível de um Governo Digital”.
Os convidados foram o supervisor de Sistemas Estruturantes do Prodest, Marcos Tadeu Torres, e o supervisor de Sistemas de Governo Eletrônico e Social do Prodest, Roberto Marconi, que destacaram diversos pontos do tema do podcast com o apresentador (host) Luciano Lorencini, analista de Tecnologia da Informação (TI) da autarquia.
Além da definição de sistemas estruturantes, os convidados apontaram soluções (Acesso Cidadão, E-Docs, E-Flow, entre outras) que possibilitam ao Prodest expandir a diversidade e a qualidade dos serviços de TI prestados aos órgãos públicos.
Os supervisores também enfatizaram a necessidade de utilizar recursos de TI voltados para a melhoria contínua dos sistemas estruturantes. Em razão disso, apontaram mecanismos como containers, kubernetes e bancos de dados para as soluções terem um cenário favorável para aprimorarem o rendimento.
Na avaliação do diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio, é fundamental que os sistemas estruturantes sejam trabalhados de forma eficiente para a autarquia consolidar o papel de referência em serviços de TI pública no Estado.
“À medida que as nossas soluções mais estratégicas alcançam um desempenho notável, mais conquistamos a confiança e o respeito dos órgãos atendidos e da população. E pensando nisso, estamos nos esforçando ao máximo para nossos sistemas serem gerenciados de acordo com as melhores práticas do segmento de Tecnologia da Informação”, enfatizou Cornélio.
Confira a nova edição do Prodcast no YouTube do Prodest.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini