04/01/2021 15h03

Prodest contribui para bons resultados do Portal Simplifica-ES

O portal tem como finalidade integrar dados cadastrais da Receita Federal com os de diversos órgãos estaduais e municipais.

O Portal Simplifica-ES (www.simplifica.es.gov.br/) atingiu a marca de 250 mil documentos expedidos de forma 100% digital, em dezembro do ano passado. Esse desempenho contou com a participação do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), que desenvolveu a ferramenta em parceria com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

A finalidade do portal é integrar dados cadastrais da Receita Federal com os de diversos órgãos estaduais e municipais. Essa atividade é fundamental para facilitar os processos de abertura, alteração e baixa de empresas pela Internet.

Simplifica-ES

O Portal Simplifica-ES é integrado à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e de Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim). Além da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e da Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (Jucees), fazem parte do programa a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), entre outros órgãos.

Pelo Simplifica-ES, o empreendedor tem acesso ao número de registro emitido pela Junta Comercial; ao CNPJ, que é responsabilidade da Receita Federal; à Inscrição Estadual, concedida pela Secretaria da Fazenda; à Certidão do Corpo de Bombeiros; à Inscrição Municipal; ao Alvará Provisório; entre outros documentos.

Além desses registros, é possível emitir notas fiscais de serviços MEI, emitir proteção de nome empresarial e ter acesso a um livro digital – que permite fazer o Registro dos Livros Contábeis, Fiscais e Societários de uma empresa eletronicamente. O portal também disponibiliza dicas sobre como criar um negócio e elaborar um plano de gestão, essenciais para o planejamento e o cálculo de viabilidade de um empreendimento.

“Facilitar a vida dos empreendedores e tornar mais ágil a abertura de novos negócios são aspectos que mostram a importância desse Portal para tornar mais dinâmica a economia capixaba. Isso, sem dúvida, vai ajudar na retomada do desenvolvimento econômico no Estado”, enfatizou o presidente do Prodest, Tasso Lugon.

Texto: Lara Favaris