Governo do Estado do Espírito Santo
27/04/2020 18h38

Prodest altera layout do Painel Covid-19

Está mais fácil a visualização dos dados disponibilizados no Painel Covid-19 no Espírito Santo, a partir desta segunda-feira (27). A pedido do Governo do Estado, o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest) fez uma alteração no layout da página, que simplificou o acesso às principais informações sobre o avanço do novo Coronavírus no Estado.
Para o diretor-presidente do Prodest, Tasso Lugon, a atualização é importante para proporcionar mais agilidade e clareza nas buscas. "Nesse período difícil em que todos estão 'correndo contra o tempo' é primordial o acesso visual às informações de forma rápida, tanto para a população quanto para a classe médica e os gestores, que precisam desses dados para a tomada de decisões", destacou.
Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Luiz Carlos Reblin, as mudanças vão ao encontro do trabalho que vem sendo feito pelo Governo do Estado durante a pandemia. “Com a importância também de dar transparência às informações sobre a situação da Covid-19 no Espírito Santo, o Governo vem aprimorando a ferramenta do Painel a fim de facilitar o uso pelo cidadão”, explicou o subsecretário.    
Principais mudanças
Nas abas principais foram acrescidas as regiões de saúde e as demais doenças crônicas, como “Pulmão” e “Obesidade”, as quais o Ministério da Saúde considera como população de risco para desenvolver complicações pelo novo Coronavírus (Covid-19). Também será possível checar informações por novos filtros, como “raça/cor” e “gestante”.

No painel com as interfaces gráficas foram disponibilizadas opções para gráficos, mapa e detalhes separadamente, a fim de facilitar a busca por informações. Foi adicionado também o gráfico de “Ativos”, com dados referentes aos pacientes confirmados, mas que ainda estão em processo de cura, aguardando os 14 dias de quarentena.  
Há ainda gráfico por Semana Epidemiológica  e gráfico de calor com número de casos ao longo do tempo - com pontos por bairros. 

Além disso, na coluna lateral, onde apareciam os municípios, foram criados dois quadros separando os municípios do Espírito Santo com casos confirmados de outros estados, que são casos que acontecem quando o paciente tem confirmação da doença no território capixaba, mas reside em outro estado ou país.
Painel Covid-19 
Lançado em 15 de abril pelo Governo do Estado, o “Painel Covid-19” é um sistema público para consulta dos dados do novo Coronavírus no Espírito Santo, com informações oficiais e atualizadas, que garante a transparência nesse período de pandemia.
No canto superior direito do “Painel Covid-19 - Estado do Espírito Santo” há a opção de download dos dados fornecidos (Baixar dados CSV). As informações são disponibilizadas em programa de planilha, como o Excel, e contempla indicadores individualizados com variáveis epidemiológicas. 

O Painel é atualizado diariamente até as 17 horas, após copilado de dados oriundos de municípios e serviços de saúde públicos e privados de atenção e vigilância em saúde de todo território capixaba, por meio do Sistema de Informação em Saúde e-SUS Vigilância em Saúde (VS). A Portaria Nº 001-R, de 02 de janeiro de 2020, tornou oficial o e-SUS VS como sistema de notificação no Espírito Santo.

A ferramenta foi desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest) em parceria com a Secretaria de Controle e Transparência (Secont), a Superintendência Estadual de Comunicação Social (Secom) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).
 
* Com informações da Secretaria de Estado da Saúde
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras