Governo do Estado do Espírito Santo
13/06/2022 10h17

Prodest abre licitação para investir em equipamentos para Data Center do Estado

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espirito Santo (Prodest) abriu processo licitatório para elaboração de ata de registro de preços que visa à compra de equipamentos para o Data Center do Estado, central de dados governamentais que fica na sede da autarquia, em Vitória.

A iniciativa tem como um dos objetivos proporcionar ao Prodest melhores condições de obter servidores, switches e recursos para a expansão do armazenamento de dados do Data Center.  Em virtude da necessidade de gerenciar com segurança um grande volume de informações, o Prodest registrou, nos últimos cinco anos, um crescimento de 143% no uso de servidores virtuais.

No primeiro semestre deste ano, foi registrada a chegada de 195 novos servidores virtuais, no Data Center do Estado. Nesse ambiente, estão dados de sistemas, portais, sites, aplicações web e aplicativos para dispositivos móveis que possibilitam ao cidadão obter informações e ser atendido digitalmente e presencialmente pelo Poder Executivo Estadual.

Na avaliação do presidente do Prodest, Marcelo Cornélio, é importante que a autarquia esteja sempre preparada para adotar alternativas que contribuam para o aprimoramento dos serviços disponibilizados pelo Data Center do Estado aos órgãos estaduais.

“Com a transformação digital, a demanda por dados é cada vez maior em diversos segmentos da sociedade. E isso tem impactado também a Administração Pública Estadual de forma marcante nos últimos anos. Por esse motivo, é fundamental priorizarmos opções para acompanharmos a busca da população por serviços digitais mais amplos”, enfatizou Cornélio.

Processo licitatório

A licitação é na modalidade pregão eletrônico, tipo menor preço por lote. As propostas podem ser enviadas até 1 minuto antes da abertura dos orçamentos, que acontecerá às 10 horas do próximo dia 22 de junho, no site www.compras.es.gov.br.

O prazo de vigência da ata de registro de preços é de 12 meses, contados a partir do dia posterior à publicação do documento no Diário Oficial do Estado. Para mais informações sobre o processo licitatório, é necessário enviar e-mail para pregao@prodest.es.gov.br.

 

Informações à Imprensa:

Eric Lopes Menequini/Nicholas Abreu

(27) 3636-7159

comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras