O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espirito Santo (Prodest), em parceria com a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), desenvolveu uma nova ferramenta para automatizar a promoção funcional dos servidores da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), no Sistema de Administração de Recursos Humanos (Siarhes).
A promoção consiste na passagem do servidor público efetivo de uma categoria para outra em sentido vertical e acontece em ciclos anuais, seguindo as regras estabelecidas em legislação específica do órgão.
A nova funcionalidade permite que a PCES, por meio de uma comissão, tenha mais agilidade ao selecionar os candidatos, conte o tempo promocional dos profissionais com mais eficiência, identificando automaticamente as situações que descontam ou interrompem a contagem de tempo.
Além disso, o recurso possibilita identificar servidores aptos a participar do processo, auditar informações geradas, e calcular a quantidade de vagas do ciclo. De acordo com o subgerente de Manutenção de Sistemas do Prodest, Daniel de Aguiar Sanches, a mudança foi resultado da implementação de funcionalidades no Siarhes e do ajuste das regras para o atendimento da regulamentação aplicada ao processo.
“Para o desenvolvimento da ferramenta, foi necessário apurar informações e fornecer condições para o cliente fazer uma auditoria dos resultados desde o início, facilitando a identificação de inconsistências e viabilizando a automatização da promoção”, explicou.
Para o presidente do Prodest, Marcelo Azeredo Cornélio, essa iniciativa contribui para otimizar o processo de promoção dos servidores da Polícia Civil. “Inegavelmente, é uma ação que ajuda a modernizar a gestão de Pessoas, agilizar trabalhos e reduzir custos”, pontuou.
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