Governo do Estado do Espírito Santo
25/10/2021 15h20

Primeiro Hackathon Cibercidadão termina com ideias inovadoras para o setor público

O foco em inovar com criatividade foi uma das premissas do primeiro Hackathon Cibercidadão que terminou, nesse domingo (24). O evento foi promovido pelo Laboratório de Inovação do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) e contou com a participação de 24 equipes, compostas de três a cinco integrantes.

A maratona on-line de programação começou, na última sexta-feira (22), e teve uma duração de 48 horas. Os times inscritos tinham que desenvolver uma solução com base nas duas propostas formuladas pelos organizadores do evento.

A primeira consiste em um sistema para disponibilizar as sugestões dos cidadãos feitas em consultas públicas relativas às aquisições de produtos e serviços realizadas pela Administração Pública Estadual.

A segunda envolve uma solução web que a partir da localização de um cidadão fornece dados sobre como chegar a pontos turísticos, a delegacias do turista e a postos de saúde.

Premiação

Todos os trabalhos desenvolvidos foram analisados por uma banca julgadora que considerou os seguintes critérios: de originalidade, design, solubilidade (capacidade de resolver uma demanda focal), viabilidade e pitch (apresentação rápida).

As equipes foram compostas por estudantes de TI de instituições de Ensino Superior, por profissionais da área de Tecnologia da Informação e pessoas ligadas ao segmento. Os inscritos receberam um certificado de participação. Já os membros das três equipes finalistas ganharam um tablet.

A equipe Backboys ficou em primeiro lugar. Em segundo e terceiros lugares, ficaram, respectivamente, os times Unknow Coders e Erro 404. Na avaliação do presidente do Prodest, Tasso Lugon, o Hackathon Cibercidadão é uma estratégia válida para fomentar a inovação no setor público estadual.

“A colaboração é a base de uma sociedade mais inteligente. A participação dos estudantes e dos profissionais de TI contribuiu decisivamente para enriquecer o evento. O empenho dos alunos e a dedicação da equipe do Prodest também foram essenciais para o Hackathon atingir as expectativas”, enfatizou Lugon.

 

Participações

Para reforçar a importância estratégica do evento para o Governo do Estado, o Hackathon contou com a participação do governador do Estado, Renato Casagrande; do secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata; da secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro; e do subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Denio Rebello Arantes.

“Quero parabenizar o Prodest, a Sectides, a Secont e a Secretaria de Turismo pela realização do Hackathon. Com a participação de estudantes de TI de várias instituições, esse evento é importante para usarmos a tecnologia para desenvolver projetos que vão melhorar os serviços públicos”, pontuou o governador.

A maratona tecnológica foi transmitida em tempo real pelo canal do Prodest no YouTube, onde estão vídeos das atividades realizadas em todos os dias do primeiro Hackathon Cibercidadão.

 

Informações à Imprensa:

Eric Lopes Menequini

(27) 3636-7159

comunicacao@prodest.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras