Governo do Estado do Espírito Santo
23/06/2025 15h14 - Atualizado em 23/06/2025 15h16

Podcast destaca projeto do Governo do Estado para conectar órgãos públicos com fibra óptica

Os benefícios e a trajetória dos trabalhos do Governo do Estado para conectar repartições públicas com uma rede de fibra óptica de alta velocidade foram os destaques do novo episódio do Prodcast – podcast do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) – com análises sobre assuntos importantes ligados ao segmento de Tecnologia da Informação (TI).

Essa edição apresentou o tema “ES Digital: a fibra óptica do Estado” e teve como host (apresentador) o analista de TI Luciano Lorencini, do Prodest. Os convidados foram o supervisor de Monitoramento e Infraestrutura de Rede WAN do Prodest, Mauricio Rezende, e o assessor de Segurança da Informação do Prodest, Renato Ferraz.

Eles destacaram o impacto da implantação da rede de fibra óptica governamental para os serviços públicos. A rede já contempla todos os 78 municípios capixabas. Também foram abordados os desafios enfrentados para a estrutura integrar repartições públicas e possibilitar um atendimento mais ágil ao cidadão.

Para o diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio, a implantação de uma rede de fibra óptica em todos os municípios capixabas prova o compromisso do Governo do Estado com a digitalização dos serviços públicos. “Considero muito importante que todos conheçam o esforço da equipe do Prodest para o projeto ES Digital ser bem-sucedido. Afinal, isso possibilitou aos órgãos estaduais estarem conectados a uma estrutura robusta e de alta velocidade, o que é fundamental para melhorar o atendimento à população”, enfatizou.

Cornélio também destacou o apoio do Poder Executivo Estadual para os bons resultados do projeto. “Agradeço ao Governo, na pessoa do governador Renato Casagrande, por ser um líder que busca inovação e tecnologia para um setor público mais eficiente, com melhoria do atendimento e maior atenção às necessidades da sociedade capixaba”, pontuou.

 

Para assistir ao podcast na íntegra, clique aqui.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras