28/03/2023 15h52 - Atualizado em 28/03/2023 15h57

Perspectivas para mulheres na TI são debatidas em live organizada pelo Prodest

Dicas para superar as dificuldades no mercado de trabalho e relatos de cases de sucesso  marcaram a live com o tema “Salto na TI”. O evento foi transmitido ao vivo, na manhã desta terça-feira (28), pelo canal do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) no YouTube -  https://www.youtube.com/@prodest-es.

A live contou com a participação de três mulheres que estão se destacando no segmento de Tecnologia da Informação (TI). Uma delas é a coordenadora e professora de pós-graduação em Governo Digital e Cidades Inteligentes da Verbo Jurídico, Beatriz Barreto Brasileiro Lanza, que também é consultora em Governo Digital do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Ela destacou que o retorno à vida acadêmica, depois dos 40 anos, foi um grande desafio. “Não devemos olhar para a idade como um obstáculo, mas sim como um fator motivador”, disse.

Na avaliação de Beatriz, o maior desafio para as mulheres é entender a necessidade de conquistar o próprio espaço, independentemente, do cenário. “Em geral, as mulheres têm uma jornada dupla ou até tripla, quando estudam. É essencial administrar o tempo, sem deixar de lado a empatia, a sensibilidade e a busca por vencer os obstáculos”, enfatizou.

Conhecimento

Também contribuiu para os debates do evento a superintendente da Central de Transformação Pública na Secretaria de Administração do Estado de Goiás, Vânia Bareicha. Ela afirmou que a busca constante pelo conhecimento é fundamental para evoluir profissionalmente. Além disso, apontou que a força de vontade foi crucial para aproveitar as oportunidades em um mundo tão desafiador, como o da TI.

“Tive que superar a perda dos meus pais muito jovem. Investi em concursos públicos para avançar na carreira. Em 2017, passei por um processo de formação bastante disruptivo e que ampliou a minha capacidade de entender problemas complexos e de adotar procedimentos de liderança mais efetivos. Isso contribuiu bastante para ajudar o Estado de Goiás a iniciar a transformação digital”, completou.

Outro destaque da live foi a participação da diretora de Soluções Digitais e de Infraestrutura e Operações da Procergs (estatal de TI do Rio Grande do Sul), Karen Lopes, primeira mulher a alcançar um cargo desse porte na instituição. Segundo ela, é necessário vencer o preconceito e os rótulos negativos ligados à participação feminina na área de TI.

“Um dos maiores desafios envolve conviver o machismo estrutural, que usa expressões negativas para diminuir as mulheres. É preciso haver uma mudança de mentalidade para entender como a participação feminina agrega valor ao segmento de Tecnologia da Informação. Busco empoderar as mulheres na Procergs, para que elas ajudem as suas equipes a atuar de forma mais humana”, acrescentou.

O moderador do evento foi o gerente de Gestão da Informação do Prodest, Leandro Barbieri. No final da atividade, a diretora Técnica do Prodest, Marcianne Lima, disse que o compartilhamento de informações apresentadas pela live foi bastante inspirador. "É muito bom ver mulheres tão competentes trazerem um conteúdo bastante rico. Sem dúvida, isso é uma verdadeira forma de motivar outras mulheres a se interessarem pela área de TI. Estou muito feliz com realização desse evento, idealizado com bastante carinho pela nossa equipe”, afirmou.

Na avaliação do presidente do Prodest, Marcelo Cornélio, é muito importante promover ações que reforcem o papel da mulher no setor de TI. “Atualmente, o Prodest tem 29% de mulheres no quadro de funcionários. Desse total, 23,5% estão na área técnica. Esse é um exemplo de que há muito espaço para as mulheres estarem mais presentes no mercado de Tecnologia da Informação. Com políticas de igualdade de gênero e ações de networking, a participação feminina pode ser ampliada em curto prazo”, ressaltou.

Eric Lopes Menequini/Nicholas Abreu de Faria