Governo do Estado do Espírito Santo
11/02/2021 16h35

Novos equipamentos para a rede de fibra óptica do Governo do Estado chegam ao Prodest

Mais equipamentos de rede IP e Ethernet chegaram ao Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest). Eles serão instalados em localidades dos municípios de Viana e Guarapari e farão parte da Rede Metro-Gvix, que abrange cerca de 330 órgãos públicos na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV).

Com cinco anos de garantia, os equipamentos deverão ser instalados em março. Atualmente, o Governo do Estado tem mais duas redes de fibra óptica. Uma delas é o Anel da Enseada, que contempla o Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJ-ES), o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), o Ministério Público do Estado do Espírito (MPES) e a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

A outra é a Metro-ES, que abrange órgãos estaduais em Vitória desde 2011. Ela e a Metro-ES são responsáveis por conectar aproximadamente 120 repartições públicas. Com a expansão da Metro-Gvix para Guarapari e Viana, a previsão é que, neste ano, as redes governamentais de fibra óptica tenham 550 pontos conectados, que interligarão instituições públicas ao Data Center do Estado, situado no Prodest, em Vitória.

As redes são fundamentais para o bom rendimento de sistemas, como o e-Docs (tramitação eletrônica de documentos e processos), o Siarhes (folha de pagamento dos servidores públicos estaduais), o Saúde Digital, o Detrannet, entre outros. Além disso, facilitam o acesso ao serviço de correio eletrônico, aos recursos avançados de telefonia corporativa e à rede mundial de computadores em alta velocidade.

“O trabalho de expansão das redes de fibra óptica do Governo do Estado tem como um dos principais benefícios fazer com que escolas, hospitais, delegacias e outras repartições públicas ofereçam serviços mais ágeis e qualificados à população. Isso mostra como é crucial investir, de forma planejada, em infraestrutura de TI”, enfatizou o presidente do Prodest, Tasso Lugon.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Prodest

Eric Lopes Menequini

(27) 3636-7159

comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras