Governo do Estado do Espírito Santo
11/07/2017 13h42 - Atualizado em 11/07/2017 13h44

Novo Portal da Transparência do Estado é destaque em congresso de gestão pública

A modernização do Portal da Transparência do Governo do Espírito Santo foi tema de painel apresentado durante o X Congresso Consad de Gestão Pública. Realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), o evento é voltado para servidores, especialistas em gestão pública e estudantes. A atividade aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF) e terminou na última sexta-feira (07).

Com o tema “Modernização e Ampliação do Portal da Transparência do Espírito Santo: Pensado pelo Cidadão para o Cidadão”, o painel apresentado pelos auditores do Estado Fabrício Massariol, coordenador da Transparência, e Fabiano Louzada, foi um dos selecionados para o congresso, entre mais de 400 trabalhos científicos inscritos.

Fabrício destacou que o método de gestão adotado pela Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) para construir o novo Portal da Transparência foi um dos fatores de sucesso do projeto, lançado em dezembro.

“Conseguimos envolver a sociedade e obter mais de 800 participações por meio da pesquisa de opinião. A mobilização dos gestores públicos de várias secretarias e a aplicação de novas tecnologias adotadas pelo Prodest (Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo) também contribuíram para o bom resultado do trabalho. Esse congresso é uma excelente oportunidade para mostrar aos estados e municípios o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secont”, ressaltou Fabrício.                                                                                                                   

Avaliações

A Transparência do Estado recebeu neste ano a segunda nota 10 consecutiva, ficando em primeiro lugar na escala Brasil Transparente, da Controladoria Geral da União (CGU). O Espírito Santo também teve duas notas 10 consecutivas, em 2015 e 2016, na avaliação do Ministério Público Federal (MPF).

Mesmo sendo referência nacional e com as avaliações positivas, em dezembro de 2016 foi lançado o Novo Portal da Transparência, trazendo novas ferramentas e funcionalidades, para facilitar o acesso do cidadão e o entendimento dos dados, além de ser responsivo, ou seja, adapta-se ao tamanho do dispositivo utilizado durante o acesso, como celular ou tablet.

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras