01/06/2017 17h54 - Atualizado em 01/06/2017 18h11

Mídias sociais e diversas tendências da TI são destaques na abertura da III Semana Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação

A III Semana Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação começou, na manhã desta quinta-feira (1º), e proporcionou palestras sobre temas que estão em evidência no setor de TI. Realizada na sede do Prodest, a abertura teve a participação de autoridades, servidores públicos, profissionais e estudantes de tecnologia da informação.

Para o presidente do Prodest, Renzo Colnago, a terceira edição da Semana mostra que o evento está se consolidando no Estado. “Neste ano, temos a oportunidade de mostrar as ações do Prodest voltadas para o Governo Eletrônico. Sem dúvida, isso prova que o trabalho realizado está apresentando bons resultados”, enfatizou. Também prestigiaram o começo da Semana a diretora Técnica do Prodest, Sylvia Abaurre, e a diretora Administrativa e Financeira do Prodest, Samira Masruha Bortolini Kill.

Autora da Lei 10254/2014, que cria a Semana Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação, a deputada estadual Luzia Toledo destacou que a tecnologia é muito importante para a sociedade. “Fico feliz em contribuir para a realização de debates sobre um assunto tão relevante na vida das pessoas. Hoje, é necessário ter muito cuidado com a segurança digital. Isso vale tanto para o cidadão como para as empresas”, destacou.

Mídias Sociais

A secretária estadual de Comunicação, Andréia Lopes, fez a palestra com o tema “Potencialização do Alcance da Comunicação nas Mídias Sociais”. Na avaliação dela, a administração pública deve aproveitar as redes sociais para se aproximar da população. “Atualmente, muitas pessoas buscam mais informações pelo Facebook e o WhatsApp do que na mídia tradicional”, afirmou.

Foram também abordadas ações em que o Governo do ES conseguiu um bom desempenho nas mídias sociais, como as campanhas do Movimento 21 Dias, #amor❤es e do lançamento dos aplicativos Fiscal Cidadão e ES na Palma da Mão.

Ações do Prodest

As atividades continuaram com a palestra “Nuvem e Governo – Desafios de Infraestrutura”, ministrada pelo presidente do Prodest, Renzo Colnago. Ele abordou o novo formato de utilizar a infraestrutura tecnológica da autarquia para expandir o uso de ferramentas usadas para desenvolver sistemas e aplicativos. “Para aumentar a oferta de serviços digitais para o cidadão, foi necessário adotar novos recursos, como o Docker e o Filebeat”, salientou.

Em seguida, o analista de TI Marcos Tadeu Araújo Torres, do Prodest, apresentou o case Login Único. Ele mencionou aspectos que mostram como o Acesso Cidadão – recurso que permite ter um login único para utilizar os serviços digitais do Governo do ES – está sendo adotado pelos capixabas.

Atualmente, o Acesso Cidadão permite que 20 mil usuários, em média, utilizem os serviços governamentais diariamente, sendo que 40% dos acessos são feitos por dispositivos móveis. Há 480 mil pessoas cadastradas nesse recurso. “Para se inscrever nas seleções de DT e no programa Jovens Valores, é preciso ter cadastro nesse serviço. O mesmo vale para entrar no aplicativo ES na Palma da Mão”, explicou Marcos Tadeu.

Em seguida, foi apresentado o case do aplicativo ES na Palma da Mão pelos analistas de TI Daniel Hoisel e Vinicius Salomão, ambos do Prodest. Foram destacados aspectos marcantes do app, como a redução de custos com licenças, a maior proximidade do Governo com a população e a capacidade de apresentar diversos serviços públicos numa única plataforma.

Além disso, foram apontadas ferramentas que contribuem para o aperfeiçoamento do aplicativo, como o GitHub (local de troca de informações entre desenvolvedores e programadores). O ES na Palma da Mão está disponível em versões gratuitas para Android e iOS.

Outras tendências

No período da tarde, foram debatidos diversos aspectos com destaque no setor de TI. Uma prova disso foi a palestra “Coprodução Cidadã no Estado do Espírito Santo”, ministrada pela pesquisadora Cristiane Lima Guadagnin Cardoso, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).  As mudanças provocadas pela tecnologia foram apontadas na palestra “Construindo Plataformas para uma Sociedade Digital”. O palestrante foi o diretor de Negócios do Gartner, André Mello.

Também foram apresentados dois cases. O primeiro abordou o Laboratório de Desenvolvimento Ágil do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e contou com a participação do professor Paulo Sérgio dos Santos Júnior. O segundo explicou a colaboração do GitHub no desenvolvimento de projetos no Prodest e teve como expositor o analista de TI Álvaro Luiz Lago de Menezes, do Prodest.

A programação do primeiro dia terminou com a apresentação do programa Sinapse da Inovação que teve a participação da subsecretária de Estado de Ciência, Inovação e Educação Profissional, Camila Dalla Brandão. O evento termina nesta sexta-feira (02). A grade de palestras e o currículo dos palestrantes estão disponíveis em http://semanatic.prodest.es.gov.br/#programacao.