Governo do Estado do Espírito Santo
27/09/2019 15h13

Estudantes do Senai de Cachoeiro fazem visita técnica ao Prodest

Estudantes do curso técnico em Rede de Computadores do Senai de Cachoeiro de Itapemirim tiveram a oportunidade de conhecer os principais serviços do Instituto de Tecnologia da Informação de Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), na tarde desta quinta-feira (26).

Inicialmente, eles receberam informações sobre a história, a estrutura organizacional e ações por meio de uma apresentação feita pelo analista organizacional Eric Menequini.

Em seguida, o analista de TI Vinicius de Freitas Soares, da Gerência de Sistemas de Informação (Gesin), apresentou dados sobre os serviços prestados pelo Prodest e destacou a contribuição da autarquia para os órgãos estaduais. Ele enfatizou a participação do Instituto no desenvolvimento do aplicativo do Procon-ES, do sistema Acesso Cidadão (login único) e do site do Programa Jovens Valores.

“O profissional de TI precisa ser curioso e gostar sempre de aprender. Isso é muito importante para atingir bons resultados e alcançar o sucesso na carreira”, destacou Vinicius de Freitas Soares.

Data Center

Os estudantes também visitaram a sala de controle (NOC) do Data Center e foram recebidos pelo analista de TI Charles dos Santos, da Gerência de Operações (Geope). Ele explicou o funcionamento da central de dados do Governo do Estado.

Na visita, os estudantes observaram os mecanismos de segurança da sala-cofre, o monitoramento das redes de fibra óptica governamentais e os equipamentos necessários para manter o alto nível de disponibilidade das informações que estão sob a responsabilidade do Prodest.

Além disso, a equipe do NOC mostrou para os alunos alguns equipamentos utilizados antes do desenvolvimento da tecnologia atual, como disquetes e um disco rígido de 207 Megas, usado na década de 80.

Os alunos ficaram satisfeitos com o conteúdo apresentado na visita. “Percebi a complexidade dos serviços e foi muito bom ver isso de perto, já que pretendo seguir carreira na área”, disse Gabriel Guimarães, 17 anos.

Para o instrutor responsável pelo grupo, Fabio Carletti, foi uma grande oportunidade para os alunos perceberem a importância do Prodest. “A proposta da visita é visualizar um cenário real, conhecendo uma infraestrutura de rede abrangente com vários serviços rodando. Entender como funciona uma organização de TI ao vivo é importante para os alunos”, enfatizou.

“Receber visitantes é uma forma de mostrarmos como o Prodest tem uma participação decisiva na melhoria dos serviços públicos do Poder Executivo Estadual para o cidadão”, afirmou o presidente do Prodest, Tasso Lugon.

As instituições de ensino com cursos na área de TI podem agendar uma visita técnica ao Prodest pelo e-mail comunicacao@prodest.es.gov.br.

 

Informações à Imprensa:

Eric Lopes Menequini

Texto: Eric Lopes Menequini e Lara Favaris Mendonça

(27) 3636-7159

comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras