Governo do Estado do Espírito Santo
02/05/2022 11h26 - Atualizado em 02/05/2022 14h32

Estudantes do Senai da Serra fazem visita técnica ao Prodest

Estudantes do curso técnico em Rede de Computadores, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) da Serra, tiveram a oportunidade de conhecer os principais serviços do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), na tarde da última sexta-feira (29).

Essa foi a primeira visita técnica de estudantes na autarquia, desde o começo da pandemia no novo Coronavírus (Covid-19), em março de 2020. Inicialmente, a turma recebeu informações sobre a história, a estrutura organizacional e as ações, por meio de um vídeo institucional.

Em seguida, o analista de TI Vinicius de Freitas Soares, da Gerência de Sistemas de Informação (Gesin), realizou uma apresentação sobre os serviços prestados pelo Prodest, destacando a contribuição do Instituto para os diferentes órgãos do Governo Estadual.

Ele enfatizou a participação do Prodest no enfrentamento à pandemia da Covid-19, com o desenvolvimento de diferentes ferramentas, como o Painel Covid e a plataforma PortalSUS (http://www.portalsus.es.gov.br/), que apresenta o resultado do exame de COVID, entre outros vírus respiratórios.

Soares mencionou ainda outros serviços da Gesin, como o desenvolvimento do aplicativo do EscoLAR, do Acesso Cidadão (login único para uso de diversos serviços digitais) e do site Programa Jovens Valores, além do trabalho desenvolvido pela autarquia com o Detran|ES.

"O profissional de TI necessita sempre se atualizar e estar constantemente aprendendo. Isso é muito importante para atingir bons resultados e alcançar o sucesso na carreira. Aqui no Prodest nós dispomos desses profissionais altamente qualificados, com muito conhecimento técnico e criatividade para desenvolver soluções para os diferentes setores do funcionalismo público capixaba", destacou o analista de TI.

Data Center

Os estudantes tiveram a oportunidade de visitar a sala de controle (NOC) do Data Center, sendo recebidos pelo analista de TI Maurício Rezende, da Gerência de Operações (Geope). Ele explicou o funcionamento da central de dados do Governo do Estado, além de demonstrar os diferentes setores que o Prodest atua em todo o Espírito Santo, como a rede fibra óptica governamental que está sendo implantada no Estado.

Ainda na sala de controle, os estudantes puderam ver o mecanismo de segurança da sala-cofre em funcionamento, o monitoramento das redes de fibra óptica governamentais e os equipamentos necessários para manter o alto nível de disponibilidade das informações que estão sob a responsabilidade do Prodest.

Avaliação

Os alunos ficaram empolgados com o conteúdo apresentado na visita. Para a estudante Talita de Andrade, a visita foi muito inspiradora e abriu a mente dela e de seus colegas. "Avalio a visita com uma nota 10. O que mais chamou minha atenção foi descobrir como o Prodest é o centro da estrutura tecnológica, dos aplicativos e websites do nosso Estado, muitas coisas que nem imaginava. Fiquei muito encantada", disse.

"É um local de grande importância para o Espírito Santo. Muitas pessoas talvez não conheçam o Prodest, mas ele é bastante relevante para que tudo funcione corretamente, gerenciando os vários dados e estruturas do Estado, como sites e aplicativos. Creio que foi uma visita muito interessante. Agradeço pela oportunidade de estar aqui e, futuramente, quem sabe, o Prodest possa se tornar o meu local de trabalho", comentou o estudante Dominy Moreira.

Já o professor Marcelo Martins, instrutor responsável pela turma durante a visita, avaliou de forma positiva o encontro. "É fundamental levar esse conhecimento mais prático para os nossos alunos, já que eles trabalham toda essa parte teórica dentro da sala de aula. A gente vivenciar isso na prática certamente é bem importante para eles. Muito motivador", salientou.

"As visitas técnicas sempre agregam muito valor a formação profissional, porque podem mostrar na prática como funciona o mercado de trabalho. Esses adolescentes são o nosso futuro, precisam sempre de um incentivo de qualidade. Vejo com um olhar muito positivo a abertura do nosso espaço para visitação de estudantes, pois é uma excelente forma do Governo apresentar para a população, na prática, como vem empregando o dinheiro público, com retorno de alta capacidade técnica e estrutural, destacando desta forma, meios para alcançar cada vez mais a qualidade do serviço público nos diversos setores que atua para auxiliar o cotidiano da população capixaba”, afirmou o diretor-presidente do Prodest, Marcelo Cornelio.

As instituições de ensino com cursos na área de TI podem agendar uma visita técnica ao Prodest pelo e-mail comunicacao@prodest.es.gov.br.


Informações à Imprensa:

Eric Lopes Menequini/ Nicholas Abreu

(27) 3636-7159

comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras