Governo do Estado do Espírito Santo
20/04/2023 11h00 - Atualizado em 20/04/2023 11h11

Estudantes do CEET Vasco Coutinho visitam o Prodest

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espirito Santo (Prodest) recebeu a visita de alunos dos cursos Técnico em Informática e Técnico em Redes de Computadores do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, na tarde dessa quarta-feira (19).

Inicialmente, os estudantes assistiram a um vídeo institucional que aborda a história e os serviços prestados pelo órgão. Após a apresentação do vídeo institucional, o analista de TI Flávio Milanesi destacou os trabalhos realizados pela Gerência de Operações (Geope), que tem como uma das atribuições administrar os serviços do Data Center do Estado, central de dados do Poder Executivo Estadual, que fica na sede do Prodest, em Vitória.

“O Data Center do Estado apresenta um elevado nível de disponibilidade dos serviços. Isso é resultado de procedimentos de segurança da informação e da redundância da parte elétrica. Mesmo com a falta de eletricidade, o ambiente pode funcionar por um longo período graças ao uso de geradores”, explicou Milanese.

O analista também abordou o funcionamento da rede de fibra óptica do Governo do Estado, que atende a diversas repartições públicas (hospitais, delegacias, colégios, Ciretrans, entre outras) na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV). Atualmente, essa estrutura está sendo expandida para 30 municípios do interior, abrangendo os anéis norte e sul do Estado.

Visão

Para proporcionar aos alunos uma visão mais ampla sobre as ações do Prodest, o analista de TI Vinicius de Freitas Soares, da Gerência de Sistemas de Informação (Gesin) mostrou exemplos de soluções tecnológicas com a participação marcante da autarquia.

Uma delas é o Conecta Cidadão (www.conectacidadao.es.gov.br) – plataforma que apresenta 574 serviços estaduais, sendo que 303 são executados de maneira digital. Além disso, Soares detalhou o funcionamento do Acesso Cidadão, ferramenta de login único que permite a utilização de serviços digitais do Governo do Estado.    

“Desenvolvemos os sistemas de inscrição para cursos da Sedu e no Programa Jovens Valores. Diversos serviços do Detran são disponibilizados para a população com o suporte do Prodest. Vale também destacar que desenvolvemos os sites dos órgãos estaduais do Poder Executivo”, pontuou o analista.

Soares ainda comentou sobre a importância do estágio para jovens que pretendem entrar no segmento de Tecnologia da Informação (TI). “A partir do contato com outros profissionais, o estagiário tem mais condições de avaliar se tem mais identificação com a área de desenvolvimento de sistemas ou com a parte de infraestrutura”, acrescentou.

Oportunidade

Os estudantes do Vasco Coutinho aproveitaram a visita técnica para fazer perguntas sobre a rotina de trabalho e os serviços do Prodest. Para o aluno Renan Coutinho, foi bastante enriquecedor conhecer as ações do órgão para gerenciar a rede de fibra óptica do Governo.

Na avaliação do estudante William Bruno Pontes, a visita possibilitou a ele ter uma dimensão do papel do Prodest na Administração Pública Estadual. “Percebi que o órgão desenvolve vários sistemas que ajudam o Governo a atender a população. Futuramente quero trabalhar na área de desenvolvimento”, afirmou.

Para a professora Renata Laranja, que acompanhou os alunos do Vasco Coutinho na visita, o evento é uma ótima oportunidade para os estudantes terem um contato mais próximo com o mercado de trabalho. “Também considero que essa experiência é uma forma de motivá-los a ter um maior envolvimento com o conteúdo transmitido em sala de aula”, enfatizou.

As instituições de ensino com cursos na área de TI podem agendar uma visita técnica ao Prodest pelo e-mail comunicacao@prodest.es.gov.br.

 

Informações à Imprensa:

Eric Lopes Menequini/Nicholas Abreu

comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras