Governo do Estado do Espírito Santo
22/02/2019 15h56

Estudantes da UVV participam de visita técnica no Prodest

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espirito Santo (Prodest) recebeu a visita de alunos do curso de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Universidade de Vila Velha (UVV), na tarde desta quinta-feira (21).

No auditório, os alunos foram recebidos pelo presidente da autarquia, Tasso Lugon, que falou um pouco sobre sua carreira, formação acadêmica e experiências profissionais. “É um prazer receber vocês no Prodest. Aproveitem ao máximo a oportunidade de adquirir conhecimento”, completou.

Logo em seguida, foi exibido um vídeo institucional com informações sobre os serviços prestados, como o Acesso Cidadão – plataforma que permite aos capixabas utilizar diversos serviços digitais do Governo por meio do Login Único.

Os visitantes também assistiram à apresentação sobre os procedimentos e serviços da Gerência de Sistemas da Informação (Gesin), feita pelo subgerente de projetos, Vinicius Gazzoli. Ele abordou as linguagens de programação (Framework.net; Swift; C++; Oracle; entre outras) utilizadas para desenvolvimento de sistemas.

Gazzoli mostrou serviços desenvolvidos pelo Prodest para a administração pública ser mais digital, como o Acesso Cidadão, o app ES na Palma da Mão, o Portal da Transparência e o Portal do Servidor.

Sala de controle

Na visita, os alunos ainda tiveram a oportunidade de visitar a sala de controle (NOC) do Data Center. No local, foram recebidos pelo analista de TI Charles Santos de Jesus, da Gerência de Operações (Geope).

Ele explicou a estrutura do ambiente, composto pelas salas cofre, colocation, e de telecomunicação. Também destacou o uso do sistema Zabbix, responsável por monitorar as unidades do Data Center e as redes corporativas do Governo do Estado.

O universitário Raigner Rocha ficou impressionado com a estrutura do Prodest. “É interessante analisar como tudo funciona aqui, para que nada de errado aconteça. Gostei da estrutura do prédio e dos procedimentos de segurança”, ressaltou.

Para a estudante Roberta Barcellos, a visita foi importante para ter uma noção do ambiente de trabalho. “Na faculdade, vemos só a parte teórica, o que muitas vezes acaba sendo chata. Aqui conseguimos ver um pouco a parte técnica, como funciona o dia a dia”, afirmou.

O professor Denis Rodrigues Rocha disse que ficou muito satisfeito com a visita, porque é uma forma de motivar os alunos e mostrar como funciona uma corporação do segmento de TI.

As instituições de ensino que desejam visitar o Prodest podem enviar e-mail para comunicacao@prodest.es.gov.br.

 

Informações à Imprensa

Eric Lopes Menequini

Texto: Thaynara Paiva Miranda

(27) 3636-7173

comunicacao@prodest.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras