19/12/2017 11h14 - Atualizado em 19/12/2017 16h30

Estudantes da Ufes fazem visita técnica ao Prodest

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) recebeu, na tarde desta segunda-feira (18), os alunos dos cursos de Ciência da Computação e de Sistema de Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus Alegre.

Inicialmente, os alunos assistiram ao vídeo institucional que apresenta várias iniciativas do Prodest, como a gestão do Data Center (central de dados governamentais) e o Programa Navegando na Internet na Melhor Idade.

Em seguida, os visitantes participaram de um bate-papo com o gerente de Gestão da Informação, Nivaldo Helmer, que explicou as ações realizadas pelas gerências responsáveis pelo desenvolvimento e a manutenção de softwares no Prodest.

Nivaldo também comentou sobre as linguagens de programação e os ambientes de desenvolvimento utilizados na autarquia. E destacou iniciativas com a participação do Prodest para modernizar a administração pública, como o desenvolvimento do Portal da Transparência.

Segurança

Na visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a sala de controle (NOC) do Data Center. No local, foram recebidos pelo o analista de TI Charles Santos de Jesus, da Gerência de Operações (Geope).

Os estudantes receberam informações sobre como os geradores ajudam o Data Center a manter quase 100% de disponibilidade dos serviços, a importância do ambiente para os órgãos públicos estaduais e os procedimentos de segurança dos dados governamentais.

Além disso, conheceram como é feito o monitoramento da Rede Metro ES/Metrovix, que atende a mais de 100 órgãos estaduais com fibra óptica, em Vitória.

O estudante Leandro Casotti ficou bastante impressionado com o sistema de segurança da autarquia. “A visita nos proporcionou ter um contato mais direto com o mercado de trabalho. Foi um grande aprendizado conhecer os mecanismos de segurança adotados pelo Prodest”, afirmou.

Para o professor Edmar Kampke, os alunos tiveram a oportunidade de ver como são os procedimentos de uma empresa de TI. “Como o Prodest é uma referência em tecnologia no Estado, a visita é importante para que os alunos conhecerem melhor a área que escolheram para o futuro profissional”, ressaltou.

Para agendar uma visita técnica ao Prodest, as instituições de ensino podem entrar em contato pelo e-mail comunicacao@prodest.es.gov.br.

Eric Lopes Menequini / Prodest

Texto: Maria Luiza Belote Chieppe