05/07/2018 17h49

Disque-Denúncia 181 ganha site e permite denúncia com imagens e vídeos

O Disque-Denúncia 181 conta agora com o site www.disquedenuncia181.es.gov.br, onde é possível relatar diversos tipos de crimes. O lançamento oficial da plataforma aconteceu nesta quinta-feira (5), na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública, em Vitória.

Estiveram presentes no lançamento do site o secretário de Estado da Segurança Pública, Nylton Rodrigues, o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), Paulo Henrique Rabelo Coutinho, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Marcelo D’Isep Costa, o diretor de Inteligência da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, e o delegado geral adjunto da Polícia Civil, Heli Schimittel.

O serviço, na plataforma on-line, tem seções especiais para denunciar tráfico de drogas; homicídios; violência contra criança/mulher/idoso; foragidos; porte ou comércio de arma de fogo/munições; roubo/furto; corrupção; demais crimes.

O secretário Nylton Rodrigues destacou a importância da expansão do serviço. “Vai garantir o sigilo, conforme ocorre com o telefone 181. A população pode ficar tranquila ao utilizar o produto. Nós estamos abrindo mais uma porta confiável para a população. E é a população que é os olhos de suas polícias. E nem a polícia consegue identificar o autor da denúncia. Garantimos isso”, ressaltou o secretário, que informou que o site agora recebe vídeos e imagens de crimes e/ou de criminosos.

A partir da parceria com o Prodest, o projeto contempla que o cidadão tenha segurança para fazer suas denúncias. Todas as informações transitadas são criptografadas, com certificação digital. O site foi construído por meio da plataforma Orchard, permitindo a criação de um layout que facilita o acesso às informações em dispositivos móveis (smartphones, tablets, entre outros).

“É muito importante para a autarquia participar de ações que aproximem a administração pública do cidadão. Sem dúvida, oferecer um novo serviço digital para os capixabas é uma forma de mostrar que a tecnologia da informação contribui para a melhoria dos serviços públicos”, acrescentou o presidente do Prodest, Paulo Henrique Rabelo Coutinho.

O delegado responsável pelo Disque-Denúncia 181, Paulo Expedicto Amaral, frisou que o site vem a oferecer maior efetividade aos serviços da polícia. “O site vem em linguajar simples. E isso facilita na sua confecção de denúncia", disse.

O Disque-Denúncia 181 recebeu, somente até junho deste ano, 18.874 denúncias. Elas ajudaram na prisão de 326 criminosos e serviram para a apreensão de 93 veículos. Setenta foragidos ainda foram encontrados a partir do serviço. E o secretário espera por mais participação da população nas denúncias.

“O Disque-Denúncia é muito importante. Ajuda na identificação do autor do crime. Se a informação vier anexada com qualquer tipo de áudio e imagem, vai facilitar os trabalhos das investigações. E vamos chegar mais fácil aos autores dos crimes”, acrescentou Nylton.

Os primeiros acessos, nas 12 horas iniciais do serviço, foram dominados por celulares. Segundo o Disque-Denúncia 181, 83% dos usuários acessaram a página por meio de celulares.

Redução de crimes

O secretário Nylton Rodrigues também anunciou a redução dos índices de crimes contra o patrimônio na Grande Vitória. Os dados comparados são referentes aos primeiros semestres de 2017 e de 2018.

O roubo a pessoa em via pública teve queda de 36%, enquanto aos táxis reduziram 28%. Já os ataques a transporte coletivo decresceram 35%, enquanto os crimes estabelecimentos comerciais caíram 47%. Roubos de veículos reduziram 35%.

Nylton Rodrigues credita ao trabalho integrado das instituições a queda da criminalidade. “É a Polícia Militar fazendo seu trabalho ostensivo, a Polícia Civil fazendo as suas investigações, bem como as conduções realizadas pelo Tribunal de Justiça e o Ministério Público. As prefeituras também colaboram, mantendo o ambiente organizado.

Rafael Moura
Coordenador de Comunicação