Governo do Estado do Espírito Santo
08/06/2018 11h23

Debates sobre tendências da TI marcam abertura da IV Semana Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação

Os impactos dos avanços tecnológicos foram os destaques do primeiro dia da IV Semana Estadual de Tecnologia da Informação que começou, na última quinta-feira (07), no auditório do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espirito Santo (Prodest).

Na abertura o presidente do Prodest, Paulo Henrique Rabelo Coutinho, destacou o impacto da transformação digital na sociedade. “É um tema que não envolve somente a tecnologia, mas também práticas de Gestão. Por isso, é um assunto muito relevante para o setor público e a iniciativa privada”, acrescentou.

A assessora especial do Prodest Sylvia Abaurre ministrou a palestra com o tema “O Prodest e a Transformação Digital do Governo do ES”. Na avaliação da palestrante, o investimento em infraestrutura de TI (redes de fibra óptica, data center, entre outros) e o desenvolvimento de sistemas e aplicativos criaram um ambiente favorável para a transformação digital no setor público capixaba.

Sylvia Abaurre destacou ações do Prodest que aumentaram a oferta de serviços digitais para a população, como o aplicativo ES na Palma da Mão e o Acesso Cidadão – plataforma que permite o acesso a vários sistemas governamentais pelo login único.

A segunda palestra foi do consultor de tecnologia Gilberto Sudré que abordou o histórico das moedas digitais e como a TI tem influenciado na expansão das criptomoedas. Os professores Ricardo Mendes Costa e Saulo Pereira Ribeiro, da Universidade de Vila Velha (VV), fizeram uma palestra sobre a realidade virtual, destacando como ela é utilizada em setores como a indústria e a educação.

Agilidade

As demais palestras do dia tiveram como foco destacar os esforços do setor público para oferecer serviços com mais rapidez e economia. O subgerente de Projetos do Prodest, Vinicius Gazzoli, fez uma palestra para apresentar o sistema E-DOCS, que tem como prioridade reduzir, ao máximo, o consumo de papel no Poder Executivo Estadual.

“A nossa previsão é que esse sistema seja utilizado, a partir de agosto, para testes em alguns órgãos, como o Prodest, a Seger, o Incaper, a PGE, a Seag, a SEG e o Corpo de Bombeiros. Queremos que, em dezembro, os novos processos sejam abertos somente pelo E-DOCS”, afirmou.   

A penúltima palestra foi do consultor Marcos Aquino, da Assembleia Legislativa. Ele explicou como foi o processo para a implantação do ALES Digital, sistema responsável pela tramitação eletrônica de documentos no Poder Legislativo Estadual.

Por último, o professor do Ifes Paulo Sérgio dos Santos Júnior fez uma palestra com o tema “ES na Palma da Mão – Uma Plataforma para Cidades Inteligentes Baseada em um Barramento de Serviços”. Como colaborador do projeto da nova versão do aplicativo ES na Palma da Mão, ele mencionou os novos serviços que serão oferecidos pelo app, como:

- nova versão do Transcol Online para deficientes visuais;

- pagamento de taxas online (IPVA, entre outras); 

- agendamento on-line de atendimento presencial;

- sugestão de encaminhamento de emprego.

Palestras

Nesta sexta-feira (08), será o último dia de palestras do evento. Serão abordados diversos temas, como:

 - estratégias de inovação;

- design thinking (conjunto de práticas para desenvolver produtos e projetos);

- blockchain (protocolo que visa dar mais segurança às partes envolvidas em uma transação eletrônica).

As palestras terão início às 14 horas e serão transmitidas ao vivo pela fan page do Prodest no Facebook

Programação  

08 de junho (sexta-feira)

13h30 Credenciamento

14h Palestra: Design Thinking e Inovação no Setor Público

Palestrante: Lincon Eiji Shigaki - Wegov

15h Palestra: O LAB.ges e a Estratégia de Inovação na Gestão do Governo do ES

Palestrante: Marília Câmara de Assis – LAB.ges

15h45 Intervalo

16h Palestra: As Aplicações e os Impactos da Visão Computacional em Nosso Cotidiano

Palestrante: Felipe Barelli

16h45 Palestra: Bitcoin e Blockchain: A Descentralização da Confiança

Palestrante: Fabrício Mattos

 

Informações à Imprensa:

Eric Lopes Menequini / Prodest

(27) 3636-7173

comunicacao@prodest.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras