O Data Center do Estado consolidou em dois episódios recentes a sua capacidade de manter os serviços de Tecnologia da Informação (TI) plenamente operacionais, mesmo com problemas no abastecimento de energia elétrica.
Na última segunda-feira (04), houve um incêndio nas proximidades do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), em Vitória, onde fica o Data Center do Estado. A situação afetou o fornecimento de eletricidade, mas o uso de geradores manteve o ambiente funcionando com 100% de disponibilidade.
No último dia 15 de agosto, o Espírito Santo e mais 25 estados brasileiros enfrentaram um apagão elétrico. Contudo, a infraestrutura de TI do Data Center fez com que os serviços digitais disponibilizados para os órgãos estaduais e a população não fossem afetados pelo incidente.
Na avaliação do presidente do Prodest, Marcelo Cornélio, a gestão do Data Center tem sido um diferencial para manter o ambiente seguindo as melhores práticas de TI.
“Estamos fazendo investimentos que nos permitem prestar um atendimento cada vez melhor aos órgãos públicos no Estado. Sem dúvida, isso colabora para atingirmos um elevado índice de disponibilidade dos serviços, mesmo em situações adversas”, enfatizou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
comunicacao@prodest.es.gov.br