Governo do Estado do Espírito Santo
20/03/2023 10h14 - Atualizado em 20/03/2023 10h15

Conhecimento, autonomia, amizade e inclusão digital no programa Navegando na Internet na Melhor Idade  

Foto: Divulgaççao/Prodest

Onde você encontraria um escritor, uma youtuber e uma professora aposentada que faz tudo pelo celular? A resposta é no Programa Navegando na Internet na Melhor Idade, realizado pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) e pela Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger).

Desde 2001, o programa já contribuiu para que mais de 4 mil pessoas, a partir dos 50 anos, descobrissem as facilidades do mundo digital. As aulas são gratuitas e permitem os participantes a usar, de forma simples e prática, os recursos da web, o computador, o celular e programas importantes para tarefas do cotidiano.

Um bom exemplo de quem aproveita os benefícios gerados pelo Navegando na Internet na Melhor Idade é o aposentado Júlio Pereira, de 85 anos, que duas vezes por semana frequenta o programa, na sede do Prodest. Depois de ficar familiarizado com o computador, o aposentado lançou um desafio ousado: escrever um livro contando as histórias de quando era remador do Clube Álvares Cabral, em Vitória.

“O remo tem muita tradição em Vitória. Com certeza, é uma forma de resgatar essa história tão bonita. É muito prazeroso lembrar de momentos tão marcantes da minha vida. E aprender a usar a internet e o computador me proporcionou essa oportunidade”, enfatizou Júlio.

Descobertas...

A turma da melhor idade não perde tempo e quer se conectar com as melhores práticas do mundo digital. Uma excelente prova disso é a aposentada Lays Lugão de Carvalho, de 90 anos, que tem vídeos gravados no YouTube, destacando como o processo de envelhecimento pode ser aproveitado com alegria e dinamismo.

Para Lays, o Navegando na Internet na Melhor Idade é uma iniciativa muito especial, porque colabora para os idosos aprenderem informática de maneira tranquila e descontraída. “Já fiz muitos cursos, mas não tinha um acompanhamento tão legal como tenho aqui. Nem sempre os mais jovens têm paciência para ensinar. E aqui encontro carinho e atenção de sobra!”, enfatizou.

Quem também descobriu como a tecnologia é uma grande aliada para fazer as tarefas do dia a dia é a professora aposentada Maria das Graças Maciel. Aos 71 anos, ela incorporou o smartphone na sua rotina.

E com o suporte do projeto, ela usa o celular para acompanhar notícias, navegar nas redes sociais (Facebook, Instagram, entre outras), pagar contas no PicPay, conversar com parentes e amigos pelo WhatsApp, além de acessar serviços digitais do Governo.

Autonomia e autoestima

Na avaliação da instrutora do Navegando na Internet na Melhor Idade Ana Paula Fairich, o programa é fundamental para os idosos terem mais autonomia ao usar os recursos tecnológicos.

“Respeitando os limites de cada um, ajudamos os alunos a buscar o contracheque, a usar o WhatsApp, a agendar vacinação pela web e a fazer diversas atividades. Hoje, o mundo está on-line, e o idoso quer fazer parte da sociedade digital. Além disso, o programa contribui para os alunos fazerem novas amizades e conviverem com outras pessoas, o que é muito bom para a autoestima”, destacou Ana Paula.

Participação no programa

Os participantes têm duas aulas por semana, com duração de uma hora.  No Prodest e na Seger, as aulas são de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

As aulas podem ser agendadas pessoalmente ou por telefone. Abaixo, estão mais detalhes sobre como participar do programa.

Requisitos

Ter, no mínimo, 50 anos e vontade de aprender informática.

Locais das aulas

Prodest

Endereço: Av. João Batista Parra n.º 465 - Praia do Suá - Vitória /ES

Telefone: (27)3636-7257

 

Seger

Endereço: Av. Governador Bley - Ed. Fábio Ruschi 1º andar - 236 - Centro - Vitória/ES

Telefone: (27)3636-5349

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Prodest

Eric Lopes Menequini/Nicholas Abreu de Faria

comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras