Governo do Estado do Espírito Santo
25/05/2022 15h53 - Atualizado em 25/05/2022 15h56

Agendamento de serviços do Governo do Estado será feito em novo site

A partir de 1º de junho, o agendamento de serviços do Governo do Estado passará a ser feito no portal Agenda ES - www.agenda.es.gov.br. A nova plataforma vai conferir mais segurança, praticidade e rapidez à marcação de datas e horários para o atendimento presencial nos órgãos públicos.

Os cidadãos poderão fazer o agendamento para 22 serviços ofertados pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), em 11 agências diferentes: Vitória, Serra, Cariacica, Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, São Mateus e Venda Nova do Imigrante. Também conseguirão agendar os serviços prestados pela Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), como a emissão da 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade, em unidades de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Linhares, Colatina, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim e Guarapari.

Integrado ao sistema Acesso Cidadão, o novo site vai garantir que os usuários sejam devidamente identificados. Além disso, permitirá que os órgãos prestadores de serviço tenham um maior controle dos agendamentos.

"Com o Agenda ES, os cidadãos realizarão o agendamento de forma mais prática, ágil e transparente, principalmente porque vai unificar todas as vagas disponibilizadas, não sendo mais necessário que haja outros sites para agendamento. Além disso, com a formação da nova turma de Peritos Criminais Oficiais, que também serão destinados aos postos ou ao processo de emissão de forma direta, será possível aumentar a quantidade de vagas e agilizar os processos”, conta o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda.

O secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé, lembra que desde novembro de 2020 a Sefaz utiliza o modelo de agendamento dos atendimentos. “Neste período, observamos que o agendamento deixa todo o processo mais rápido e dinâmico. As equipes das agências da Receita Estadual podem fazem um contato prévio com o cidadão e, algumas vezes, nem é necessário um atendimento presencial. Isso permite que a nossa equipe possa avaliar um número maior de processos, dando celeridade às demandas da população”, afirma Altoé.

Facilidade

“O novo Agenda foi pensado para ser usado prioritariamente pelo celular. Com design responsivo, sua interface é adaptada automaticamente em resoluções distintas para visualizar os dados em qualquer dispositivo. O foco é permitir fazer agendamentos com o menor número possível de cliques ou toques, além de disponibilizar um fluxo contendo um passo a passo simples e intuitivo para efetivar as marcações”, explicou o subgerente de Sistemas do Prodest, Cleufis Rangel Moura Pianco, que atuou no desenvolvimento da ferramenta.

Na avaliação do presidente do Prodest, Marcelo Cornélio, o Agenda.ES se destaca por permitir que os órgãos estaduais administrem, com mais facilidade, os atendimentos prestados presencialmente aos cidadãos. “Facilitar a vida das pessoas é um dos motivos que torna a tecnologia tão importante para o setor público. Com certeza, o novo serviço de agendamento vai contribuir para aumentar o nível de satisfação dos capixabas com o atendimento realizado pelos órgãos estaduais”, ressalta Cornélio.

 

O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, destaca que o Agenda ES estará integrado ao Conecta Cidadão, portal que reúne informações sobre mais de 500 serviços do Estado. “Ao acessar o conectacidadao.es.gov.br e buscar as orientações sobre o serviço desejado, na própria página o usuário poderá selecionar a opção de agendamento e, assim, ser direcionado para a plataforma que efetua a marcação”, informa.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Seger

Vitor Possatti Rodrigues

vitor.rodrigues@seger.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação do Prodest

Eric Lopes Menequini/ Nicholas Abreu

comunicacao@prodest.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação da Sefaz

Alexandre Lemos / Giordany Bozzato

alexandre.junior@sefaz.es.gov.br / giordany.bozzato@sefaz.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação da Polícia Civil

Matheus Zardini / Olga Samara 

comunicapces@gmail.com

 

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