Governo do Estado do Espírito Santo
14/08/2024 10h22

Workshop destaca ações para aperfeiçoar movimentação funcional

A governança da Tecnologia da Informação (TI) continua em evidência no Prodest. Uma boa prova disso foi o workshop com o tema “Movimentação Funcional – Reestruturação de Procedimentos”, que foi realizado, na tarde dessa segunda-feira (12), no auditório.

A atividade foi conduzida pelo supervisor da Gerência de Integração (Geint), Renan Fernandes Menelli, que destacou o relatório anual da IBM sobre segurança da informação, para justificar a necessidade de adotar o projeto de Movimentação Funcional, que tem como um dos objetivos reduzir os riscos de falhas na gestão dos dados.

O supervisor também disse que foi realizado um diagnóstico interno para avaliar como estava sendo executada a movimentação de funcionários, o que foi importante para identificar procedimentos que precisavam ser corrigidos.

De acordo com Renan, o projeto apresentou dois ciclos de entrega. O primeiro envolveu a publicação do Guia Rápido, que está na Intranet e contém informações necessárias para os funcionários executarem os serviços de forma mais simples e produtiva.

O segundo envolveu a elaboração do Formulário de Movimentação Funcional no sistema Service Desk que abrange quatro situações: Transferência Interna, Integração Técnica, Desligamento ou Cessão, e Admissão ou Nomeação. Também foi elaborada uma arte orientando o uso desses novos formulários, disponível na Intranet.

“Aprimorar os procedimentos de movimentação funcional colabora para diminuir riscos de segurança da informação e padronizar procedimentos. Essa ação também ajuda a centralizar as solicitações, definir atribuições e responsáveis e deixar o Prodest em conformidade com as normas internas e a política de segurança da informação do Governo”, afirmou o supervisor da Geint.  

“Não tenho dúvidas de que esse trabalho de reestruturar a movimentação funcional aperfeiçoará a governança de TI no Prodest. Precisamos dar bom exemplo na administração pública estadual, e essa iniciativa nos ajuda a adotar as melhores práticas de gestão de recursos”, afirmou o diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio.

O workshop contou com a presença de funcionários de vários setores, do diretor setorial técnico, Carlos Eduardo Meneguelli de Sá, e da diretora setorial administrativa, Sandra Pimenta.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Prodest

Eric Lopes Menequini

comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras