Governo do Estado do Espírito Santo
14/04/2023 11h15

Prodest reúne gestores de TI dos órgãos estaduais em workshop sobre infraestrutura de Tecnologia da Informação

Com o objetivo de apresentar novas tecnologias ligadas à infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI), o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) promoveu o Workshop com o tema “Container, Kubernets e Openshift no Prodest”, na tarde dessa quinta-feira (13), na auditório da autarquia, em Vitória.

O evento contou com a presença de gestores de TI dos órgãos estaduais. Na abertura, o diretor técnico do Prodest, Carlos Eduardo Meneguelli de Sá, disse que os workshops possibilitam aos funcionários um maior conhecimento sobre as ferramentas adotadas pela autarquia para agregar mais valor aos serviços.

Em seguida, o analista de TI Daniel Brito de Oliveira Carvalho, do Prodest, assumiu a condução do workshop. Inicialmente, ele fez uma introdução de tecnologias adotadas no Instituto para um desempenho mais expressivo da infraestrutura de TI.

Em razão disso, apresentou os conceitos de container (modelo de virtualização de aplicações em ambientes de computação em nuvem); kubernets (plataforma que gerencia e escalona automaticamente contêineres em um Data Center); e Openshift (plataforma usada para construir, implantar e gerenciar aplicativos em contêineres com recursos de kubernets).

O analista também apontou vantagens que as novas tecnologias podem gerar ao Prodest. “Ao contar com soluções avançadas, é possível termos mais escalabilidade da demanda, aumento eficiência dos recursos empregados, elevação do nível de segurança da informação e uma maior flexibilidade na adoção de ferramentas. Nossa intenção é que, em médio prazo, os serviços de hospedagem de aplicações em containers sejam ampliados para os órgãos estaduais”, pontuou Carvalho.

Para o presidente do Prodest, Marcelo Cornélio, os workshops contribuem para a autarquia melhorar a comunicação com os clientes e ter uma visão mais clara de como aperfeiçoar os serviços. “A transformação digital e a necessidade de as instituições contarem com sistemas e dados atualizados exigem um grande cuidado com a infraestrutura de TI. Nesse sentido, precisamos alinhar com nossos clientes o uso de soluções para alcançar resultados mais expressivos”, enfatizou. 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Prodest

Eric Lopes Menequini/Nicholas Abreu de Faria

comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras