Governo do Estado do Espírito Santo
26/05/2023 14h33

Prodest realiza workshop sobre responsabilidade socioambiental de órgãos públicos

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) promoveu, na tarde dessa quinta-feira (25), o workshop com o tema “Responsabilidade Socioambiental das Instituições Públicas: Destinação dos Resíduos Eletrônicos Gerados pelo Governo”.

Mestrando em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o analista de Tecnologia da Informação (TI), Roger Trancozo, do Prodest, foi o responsável por ministrar o workshop.

Inicialmente, houve uma abordagem sobre a evolução dos equipamentos eletroeletrônicos desde o início do século passado até os dias atuais. Além disso, foi destacada a legislação referente à destinação dos Resíduos de Equipamentos de Tecnologia da Informação e Comunicação (RETIC) pelos órgãos públicos.

“A nova Lei de Licitações 14.133/2021 estabelece que bens móveis devem ser leiloados, doados, vendidos ou cedidos para outros órgãos públicos. Em razão disso, computadores, monitores, servidores e roteadores do Governo podem ser reaproveitados, após o período de vida útil dentro dos órgãos”, destacou o analista de TI do Prodest.

Roger Trancozo também mencionou o projeto do Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática (Cedir), da Universidade de São Paulo (USP), como exemplo de tratamento adequado de RETIC.

“Trata-se de uma iniciativa em que os equipamentos de TIC são triados e destinados para entidades de interesse público e/ou vendidos para empresas de tratamento ambientalmente adequado de RETIC. Os recursos financeiros obtidos são usados pela Fundação da USP em projetos de inclusão digital. Na minha avaliação, esse projeto pode ser adotado em outros Estados”, enfatizou Trancozo.

Estiveram presentes no workshop funcionários e gestores da autarquia. Na avaliação da diretora Administrativa do Prodest, Sandra Pimenta, o evento contribui para difundir no órgão boas práticas de ESG (Environmental, Social e Governance), que abrange práticas de responsabilidade social, governança e responsabilidade ambiental.

“Os workshops ajudam a difundir o conhecimento sobre assuntos importantes para o Prodest. Nesse sentido, é uma ação que temos estimulado para motivar os funcionários a estarem mais conectados com boas práticas de TI e de gestão”, acrescentou Sandra Pimenta.

 

 

Informações à Imprensa:

Eric Lopes Menequini

comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras