O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) marcou presença no lançamento do painel “Monitoramento das Arboviroses no Espírito Santo”, plataforma intuitiva com dados atualizados diariamente sobre dengue, chikungunya, Zika e febre do oropouche.
Com dados disponíveis desde 2022, a solução oferece uma visão completa sobre a evolução dos casos. Além disso, integra informações do sistema de notificação compulsória e-SUS Vigilância em Saúde, garantindo ao cidadão e à gestão pública acesso rápido, simples, confiável e transparente.
Desenvolvido em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesa), Defesa Civil e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), o painel pode ser acessado on-line. Em cada aba, o usuário encontra informações essenciais sobre sintomas e links diretos para o painel específico de cada doença, ampliando a compreensão e o monitoramento das arboviroses no Estado.
Segundo a supervisora de Dados do Prodest, Aline Nascimento, a autarquia desempenhou um papel fundamental ao fornecer todo o suporte tecnológico necessário para a criação, integração e publicação da plataforma.
“À medida que utilizamos as ferramentas de Tecnologia da Informação de forma estratégica, mais contribuímos para o Estado prestar um atendimento de alto nível à população. Inegavelmente, esse painel vai contribuir bastante para a Sesa adotar políticas mais eficientes no combate às arboviroses”, enfatizou o diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini