O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) recebeu a visita da equipe da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS) de Brasília.
Durante a atividade, realizada no dia 25 de novembro, os visitantes conheceram a solução de Inteligência Artificial (IA), desenvolvida pelo Prodest para a classificação de processos no Sistema de Protocolo Eletrônico (SEP). A partir de um conjunto de dados de cada processo, a ferramenta sugere uma classificação para o usuário, atingindo de 83% a 99% de acurácia.
Dessa forma, a solução faz com que os trabalhos para a classificação dos processos sejam realizados com mais rapidez e eficiência, o que colabora bastante para os servidores públicos terem uma maior produtividade.
Os analistas de Tecnologia da Informação Jussara Teixeira e Messias Silva, que atuam respectivamente nas gerências de Sistemas e de Dados do Prodest, foram os responsáveis por explicar o funcionamento da solução de Inteligência Artificial para os representantes da AgSUS.
Eles também repassaram informações sobre outros sistemas desenvolvidos pela autarquia, como E-Doc (ferramenta de gestão de documentos arquivísticos eletrônicos do Poder Executivo Estadual), o E-Flow (fluxo eletrônico de processos) e o Acesso Cidadão (ferramenta de login único para os serviços digitais do Governo do Estado).
Soluções Avançadas
Na avaliação da coordenadora de Gestão Documental da AgSus, Claudia Geraldes, a visita foi bastante proveitosa, porque proporcionou conhecer soluções avançadas para a gestão documental. “O Prodest está de parabéns pelo trabalho realizado. Com certeza, temos interesse em utilizar ferramentas apresentadas no evento de hoje”, afirmou Claudia.
Para o diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio, o interesse da AgSUS pela solução de inteligência artificial desenvolvida pelo Instituto mostra que o órgão tem se dedicado no desenvolvimento de ferramentas que ajudam a aumentar a eficiência e a eficácia na Administração Pública.
“A equipe da Gerência de Sistemas tem desenvolvido nos últimos quatro anos soluções que colocam o Prodest em sintonia com a necessidade de apoiar o Governo do Estado em disponibilizar serviços digitais para o setor público. A visita da AgSUS é mais uma prova de que estamos no caminho certo. Porém, precisamos manter o foco em inovação para agregar cada vez mais valor para o Estado e a população ", enfatizou Cornélio.