Governo do Estado do Espírito Santo
05/12/2019 11h14

Data Center do Governo do Estado mantém a certificação da ABNT

O Data Center do Estado, que fica no Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), renovou a certificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O certificado é uma garantia de que os serviços da central de dados do Governo seguem as melhores práticas do segmento de Tecnologia da Informação. Além do cabeamento estruturado, a ABNT verifica aspectos importantes, como arquitetura, elétrica e mecânica do ambiente.

Considerado uma referência no setor público de TI, o Data Center foi inaugurado em outubro de 2010. O local prioriza garantir a segurança das informações dos órgãos estaduais e de softwares relevantes para o Poder Executivo, como o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siarhes), o Sistema Eletrônico de Protocolo (SEP) e o Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga).

O ambiente se caracteriza por apresentar um alto nível de segurança dos dados. Um bom exemplo é a sala cofre de 159 m², que tem recursos de combate a incêndio, a vandalismo, a roubos e a inundações.  Para evitar problemas na disponibilidade das informações, o Data Center tem dois geradores que garantem o funcionamento, mesmo que haja falta de energia por um longo período.

“Renovar essa certificação contribui para os nossos serviços estarem dentro das expectativas dos clientes, o que é fundamental para fortalecer a imagem da instituição”, afirmou o presidente do Prodest, Tasso Lugon.

 

Informações à Imprensa:

Eric Lopes Menequini

Texto: Eric Lopes Menequini e Lara Favaris Mendonça

Tel.: (27) 3636-7159

comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard