09/12/2016 17h25 - Atualizado em 09/12/2016 17h28

Cidadãos já podem acessar o novo Portal da Transparência do Governo do Estado

O Portal da Transparência do Governo do Estado (www.transparencia.es.gov.br), já considerado um dos melhores do país, ficou ainda melhor com o lançamento da nova plataforma. Mais moderno, com mais informações e facilidade de navegação, o novo Portal da Transparência foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (08), durante solenidade no Palácio Anchieta.

Além do governador Paulo Hartung, também participaram do evento o secretário de Estado de Controle e Transparência, Eugênio Ricas, entre outros secretários de Estado; o presidente do Instituto de Tecnologia de Informação e Comunicação (Prodest), Renzo Colnago; o secretário executivo da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), Ricardo Saadi; entre outras autoridades.

O novo portal foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), em conjunto com o Instituto de Tecnologia do Espírito Santo (Prodest).  As novas funcionalidades do site foram consolidadas com a colaboração da sociedade, que opinou sobre as melhorias por meio de pesquisa e audiência pública, com mais de 600 votos e mais de 100 sugestões livres, além de 22 contribuições.

Durante seu discurso, o governador Paulo Hartung afirmou que é importante o poder público brasileiro evoluir na transparência e nos mecanismos de controle para o combate aos desvios e à corrupção. Para o governador, o desperdício de recursos públicos é tão grave quanto a corrupção. Ele destacou que o novo Portal é mais um passo para o Governo tornar-se digital.

 “Estamos ganhando capacidade de dar resposta para a sociedade. É um passo gigante. Os donos das instituições públicas são os contribuintes, pois são eles que financiam a gestão e os investimentos de um governo. O novo Portal da Transparência é uma ferramenta que permite a ampliação da participação social para que os verdadeiros donos dos recursos acompanhem, fiscalizem e cobrem uma gestão mais efetiva”, disse o governador.

O secretário Eugênio Ricas iniciou sua fala fazendo uma apresentação das principais mudanças e inovações do novo Portal. "Há seis meses nós ganhamos a segunda nota máxima consecutiva no Ranking do Ministério Público Federal e, mesmo assim, nos empenhamos para entregar um site mais transparente, com linguagem simplificada e com informações mais detalhadas", explicou.

Já o secretário executivo da ENNCLA, Ricardo Saadi, parabenizou o Estado e destacou o esforço do Espírito Santo em aprimorar essa ferramenta, considerada por ele como fundamental no combate à corrupção. "Uma característica inovadora desse novo portal é poder realizar a comparação de despesas por período. Isso permite que o cidadão acompanhe a evolução dos gastos públicos e cobre uma gestão mais efetiva”, enfatizou Saddi.

Perfil do usuário

A pesquisa para aprimorar o Portal da Transparência também possibilitou a identificação do usuário. No geral, o site é acessado pelo cidadão, que busca informações de interesse particular e/ ou exerce o controle social; pelo meio acadêmico, que utiliza dos dados disponibilizados pelo governo para a realização de pesquisas; e pelo profissional especializado, formado pelo terceiro setor, meio empresarial, imprensa e gestores públicos.

A partir destes dados, o novo portal foi trabalhado em três tipos de ambientes. O primeiro tem o foco no cidadão e contempla informações sobre aparelhos e investimentos organizadas por mapa e por área temática, como saúde e educação, entre outros. Já o segundo ambiente traz informações sobre a gestão pública com receitas e orçamento, despesas, compras, pessoal, etc. Já a terceira seção do site é destinada a especialistas e acadêmicos e nela é possível fazer pesquisas personalizadas e cruzamento de dados, além da possibilidade de compartilhamento dos resultados.

Novas funcionalidades

Com uma nova interface de linguagem compreensível e visual amigável, intuitivo e prático, o novo site é responsivo, isto é, ele se adapta ao tamanho do dispositivo utilizado durante o acesso.  Outra importante mudança é que o novo portal da Transparência também possui ferramentas de Business Intelligence (BI), que permitem o cruzamento de dados.

As Informações disponibilizadas no Novo Portal são mais completas, íntegras e acessíveis, atendendo à legislação e ao interesse do usuário. Além dos dados sobre despesas, receitas, orçamentos, convênios, contratos e servidores públicos, será possível acessar informação sobre todas as modalidades de licitações; patrimônio; contracheque, férias, licenças, ausências, afastamento, conselhos e jetons; informações temáticas e mapa de equipamentos.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard