Governo do Estado do Espírito Santo

Veja como a inteligência artificial é utilizada em vários setores

A Inteligência Artificial (IA) se baseia na capacidade de os dispositivos pensarem como seres humanos, conseguindo aprender, perceber, raciocinar, decidir e deliberar de forma racional e inteligente.

 

Essa tecnologia permite uma maior automação em processos e redução de custos, além de maior comodidade para o usuário. Por isso, é usada em diversos setores que abrangem o cidadão comum, as pesquisas médicas e até processos em grandes empresas.

 

Neste artigo, vamos apresentar como a IA está sendo utilizada em vários segmentos sociais de forma inovadora. Confira!

 

Medicina

 

Com a ajuda da Inteligência Artificial, o diagnóstico de exames passa a ser feito com mais velocidade e precisão. Na pandemia, a IA vem sendo de extrema importância para o monitoramento de infectados e vacinados, além de auxílio na produção de EPIs para profissionais da Saúde.

 

Transporte

 

Para o transporte público, a IA auxilia no rastreamento e previsão de horários. No transporte privado, essa tecnologia com o auxílio de GPS escolhe as melhores rotas, minimizando os riscos de enfrentar congestionamentos.

O transporte de cargas também recebe o suporte da Inteligência Artificial que ajuda a aperfeiçoar a logística, fazendo com que a encomenda chegue o mais rápido possível. Além disso, garante que as verduras e legumes cheguem frescos aos supermercados.

 

Alimentação

 

Além dos apps de entrega de refeições, a IA vem fazendo a diferença nos processos da indústria de alimentos e bebidas. Muitas empresas contam com os algoritmos dessa tecnologia para obter um grande volume de dados para aprender diversos padrões de logística. A Inteligência Artificial também tem contribuído para aperfeiçoar processos, como fabricação, manuseio e embalagens de produtos.

 

Segurança

 

A facilidade de comunicação pela Internet é um fator que ajuda os cibercriminosos a encontrarem situações de vulnerabilidade por meio de ferramentas digitais cada vez mais sofisticadas. Para combater essa ameaça, muitos softwares detectam e eliminam tentativas de invasão com base na IA.

 

Além da segurança digital, a Inteligência Artificial ajuda a identificar criminosos e comportamentos suspeitos nas ruas de grandes cidades, auxiliando no processo de investigação e prevenção de delitos.

 

Assistentes virtuais

 

Atualmente, as assistentes virtuais são uma forma de utilização da IA mais disseminada pelo mundo. Elas permitem em um smartphone, notebook ou desktop ligar para amigos, ver a previsão do tempo e até acionar ou desligar as luzes de um cômodo.

 

Entretenimento

 

As redes sociais  são grandes exemplos do uso da Inteligência Artificial para personalizar nossa experiência, mas os serviços de streaming vêm sendo uma das principais maneiras para ver bem de perto como isso tudo funciona. Os algoritmos escolhem as nossas sugestões de filmes e séries, disponibilizando um conteúdo ideal para cada público.

 

Mercado de trabalho

 

A IA no mercado de trabalho serve para reformular o processo antigo de contratação, porque coleta e analisa dados, colocando as pessoas qualificadas em posições que se encaixam com o perfil. Além disso, permite gerenciar o desenvolvimento dos colaboradores em uma empresa, fator fundamental para o aumento da produtividade.

 

A Inteligência Artificial faz parte da transformação tecnológica em nossa sociedade. Além de conectar ambientes, essa tecnologia ajuda pessoas e empresas a gerenciarem atividades de maneira simples e fácil.

 

Se você quer ficar por dentro das principais tendências da Tecnologia da Informação (TI), acesse a página do nosso site que tem diversos artigos à sua disposição.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras