Governo do Estado do Espírito Santo

Sete carreiras para quem gosta de tecnologia

O avanço tecnológico tem transformado o mercado de trabalho de forma significativa nos últimos anos. E acompanhar essa tendência é fundamental para elevar o nível de empregabilidade.

Pensando nisso, vamos destacar, neste artigo, sete carreiras para quem gosta de tecnologia. Confira!

1. Arquiteto de Empresa

A carreira de arquiteto de empresa é uma das mais requisitadas atualmente. Esse profissional é responsável por estabelecer e manter a infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI), atualizando hardware, software e serviços de TI. Dessa forma, contribui para uma empresa ter mais condições de alcançar os objetivos.  

Para exercer a profissão, é necessário ter bacharelado em Ciência da Computação ou área relacionada, juntamente com 5 a 10 anos de experiência em TI, além de habilidades em cloud computing, infraestrutura, Java, entre outras.

2. Arquiteto de Data Warehouse

Das carreiras para quem gosta de tecnologia, o arquiteto de Data Warehouse é uma das mais interessantes. Isso porque oferece a oportunidade de desenvolver modelos de dados físicos e lógicos, preparar designs para sistemas de banco de dados e manter ferramentas e scripts de banco de dados.

Para atuar nessa função, é preciso ter bacharelado em Tecnologia da Informação, Ciência da Computação ou Engenharia Eletrônica. Outros requisitos são ter experiência como administrador de banco de dados, arquiteto de soluções ou desenvolvedor de software, além de habilidades em SQL, Python, Cobol, por exemplo.

 

3. Arquiteto de Redes

Para quem é muito organizado e tem foco em resultados, a carreira de Arquiteto de Redes pode ser a escolha perfeita. Esse profissional projeta e implementa redes de computadores e informações, fornecendo input sobre decisões de segurança, hardware e software.

Se deseja atuar nessa área,  é recomendado ter bacharelado em Ciência da Computação, Sistemas de Informação ou área relacionada, juntamente com certificações como CCENT, CompTIA A+ e VMware Certified Professional, além de habilidades em Linux, UNIX, Python, Perl, entre outras.

 

4. Arquiteto de Software

Do grupo que faz parte das carreiras para quem gosta de tecnologia, a função de arquiteto de software é uma das que exigem mais atenção aos detalhes. Afinal, quem atua nessa área tem como principal responsabilidade escolher as ferramentas de desenvolvimento e plataformas que serão utilizadas pelos desenvolvedores.

Somente podem alcançar bons resultados nessa profissão os que têm bacharelado em Ciência da Computação, Engenharia de Software ou Tecnologia da Informação, conjuntamente com habilidades em UML, Java, Python, .NET e AWS.

 

5. Desenvolvedor Full-Stack

Essa carreira exige uma grande capacidade de se adaptar a diferentes cenários. Um dos motivos é que os profissionais desenvolvem o front-end (parte da solução que aparece para o usuário) e o back-end (interação com servidores de TI) de sites, aplicativos móveis e outros programas.

Por isso, é necessário ter conhecimentos abrangentes para criar uma aplicação web completa e que suporte o ciclo de vida do software. Nessa área, as qualificações indicadas incluem bacharelado em Ciência da Computação, Desenvolvimento de Software ou Engenharia de Software, juntamente com habilidades em HTML, CSS, Javascript, MySQL, por exemplo.

 

6. Desenvolvedor de Aplicativos Móveis

Se você tem interesse por criar, manter e implementar códigos fonte para aplicativos móveis, a carreira de Desenvolvedor de Aplicativos Móveis é uma excelente alternativa. Esse profissional desenvolve soluções e resolve problemas tanto na plataforma Android quanto na iOS.

Essa profissão pode ser exercida por quem tem bacharelado em Ciência da Computação, Sistemas de Informação ou Engenharia de Software, além de habilidades em Linux/Unix, Python, Java, C# e Swift.

7. Engenheiro de Dados

É responsável por construir sistemas que suportam a transformação, estruturação e gerenciamento de dados, convertendo dados brutos em informações úteis para cientistas de dados e analistas de negócios.

As qualificações incluem bacharelado em Ciência da Computação, Engenharia ou área relacionada. É recomendado ter certificações adicionais de empresas como IBM, Microsoft e Google, além de habilidades em SQL, NoSQL, PostgreSQL e  Python.

Todas essas carreiras para quem gosta de tecnologia têm um grande apelo no mercado de trabalho. Por isso, vale a pena estudar cada uma delas com atenção e escolher qual delas mais se adapta ao seu perfil.

Para acompanhar as ações do Prodest e tendências da TI, vale a pena nos seguir nas redes sociais Instagram, LinkedIn, Facebook e Twitter.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras