Como os profissionais de TI podem usar o LinkedIn

Para aumentar a visibilidade em um mercado cada vez mais competitivo, os profissionais de Tecnologia da Informação (TI) têm recorrido às redes sociais. Afinal, elas são plataformas que facilitam a visualização das habilidades procuradas pelas empresas.

Por isso, o LinkedIn para profissionais de TI se tornou uma ferramenta muito importante para tornar o currículo mais visível. Hoje, é necessário buscar alternativas para aumentar a empregabilidade. Do contrário, o sucesso na carreira fica ainda mais distante.

Neste artigo, mostraremos como essa rede social pode ser valiosa para os que atuam no setor de TI. Confira!

Otimize seu perfil

O LinkedIn para profissionais de TI exige um maior cuidado na construção. Primeiramente, você deve enquadrar o perfil nos padrões dos recrutadores. Por isso, seja bem detalhista, adicione uma foto adequada que tenha sido feita ambientes profissionais e descreva sua profissão.

É interessante também aprofundar os relatos de suas experiências profissionais e seus objetivos, mas não se esqueça de inserir no local correto. Seja breve e escreva, caso seja possível, em dois idiomas, como inglês ou espanhol, dependendo do cargo que almeja.

Personalizar a URL do perfil é um atrativo à parte que faz toda a diferença, pois facilita a procura das empresas pelo seu nome e torna o endereço mais humanizado, sem grandes sequências de números.

O LinkedIn para profissionais de TI é importante por permitir mostrar as conquistas profissionais, como certificados, palestras ou projetos. Crie um post para relatar cada experiência positiva e convide amigos e colegas para lerem o conteúdo.

Não se esqueça também do engajamento por mostrar que você participa da rede. Ou seja, aproveita a rede social para conquistar conhecimentos e aumentar o networking.

Não cometa esses erros

Algumas práticas precisam ser evitadas para seu perfil não ser desconsiderado mesmo depois de seguir as dicas anteriores.

Não construa uma rede de conexões que mostra pouco networking na vida profissional. Escolha muito bem seus relacionamentos profissionais para ter boas recomendações e garantir uma vaga em um novo emprego.

Além do engajamento com suas conexões, estar em grupos é muito interessante. Isso é necessário para ter mais conexões e novos aprendizados. Assim, você não fica isolado e usando o LinkedIn apenas para deixar os seus dados profissionais.

Quando for descrever as experiências, evite dizer apenas qual foi sua função, o período e a empresa em que trabalhou. Mencione as responsabilidades e os desafios que teve nos empregos. Seja conciso e objetivo para chamar a atenção dos recrutadores.

O LinkedIn para profissionais de TI deve apresentar uma linguagem clara. Então, evite jargões que podem não ser compreendidos. Outro cuidado é com relação aos erros de digitação, que mostram falta de atenção aos detalhes. Nunca se esqueça de revisar tudo antes de postar.

De nada esses passos vão adiantar se o seu perfil for privado. Ele deve ser aberto para todos, o que contribui para haver mais engajamento e conexões. Permita que os recrutadores acessem o seu perfil na íntegra para conhecer as suas habilidades.

Tenha foco para obter bons resultados

Agora que seu perfil do LinkedIn foi otimizado e alguns erros foram acertados, destacar-se será mais fácil, mas ainda requer um certo esforço.

Primeiramente mantenha seu perfil atualizado, nenhum recrutador vai adivinhar que seu número de telefone mudou ou que você perdeu a senha do seu e-mail e agora usa outro. Manter um perfil no LinkedIn para profissionais de TI requer constância na rotina.

Se durante suas experiências acadêmicas ou profissionais, você lançou artigos não deixe de publicá-los no seu perfil. Adicionar esses trabalhos mostra que você tem conhecimento e domínio sobre sua área de trabalho.

Outro aspecto que chama a atenção dos recrutadores são as conexões em comum. Elas fazem que os profissionais do RH confiem mais no seu perfil e nas informações inseridas nele.

Essas são algumas dicas de LinkedIn para profissionais de TI, que vão ajudá-lo a aproveitar o potencial dessa rede social de forma mais inteligente.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard