Governo do Estado do Espírito Santo

Fique atento a quatro cuidados ao usar uma rede Wi-Fi pública

Nem todo mundo tem facilidade em administrar o pacote de dados do plano de celular. E isso, sem dúvida, colabora para as pessoas optarem por utilizar uma rede Wi-Fi pública, com a intenção de economizar e de continuar com o acesso pleno à internet.

Por outro lado, é necessário ter atenção a um famoso ditado popular: “o barato sai caro”. Afinal, existem vários riscos ao usar uma rede que, nem sempre, adota os melhores padrões de segurança da informação.

Pensando nisso, vamos destacar, neste artigo, quatro fatores que devem ser levados em consideração para manter os seus dados seguros ao acessar uma rede Wi-Fi pública. Confira!

 

1. Evite criar conta nova em um serviço digital

Imagine que você está em um shopping e pretende usar uma nova ferramenta de correio eletrônico para receber mensagens de promoções em lojas. Nesse caso, é indicado usar a rede móvel do seu smartphone.

Assim, você minimiza os riscos de um cibercriminoso ter acesso a informações importantes (nome, número do seu celular, data de nascimento, endereço, entre outras). Pode parecer exagero, mas é bom ter muito cuidado para os seus dados não serem utilizados indevidamente.

 

2. Atenção com os logins

 

É muito bom estar em um restaurante e postar pelo smartphone uma foto com familiares e amigos para registrar o momento. Mas se você usar uma rede Wi-Fi pública e fazer o login em uma rede social, sabia que está correndo risco de um cibercriminoso acessar o seu perfil de forma fraudulenta.

Para minimizar o risco de passar por esse problema, uma boa medida é entrar na rede social por meio da rede móvel. Caso o seu perfil já esteja logado antes de usar a rede do estabelecimento, fica mais tranquilo publicar o post e curtir o momento com mais segurança digital.

 

3. Fuja das compras on-line

Quem não gosta de economizar de forma prática e simples? Com certeza, é uma tentação comprar um produto por um valor mais em conta. Porém, é fundamental ter o cuidado de não fazer a aquisição de uma mercadoria ou serviço, acessando uma rede Wi-Fi pública.

 

O motivo é que as informações do internauta estarão mais vulneráveis e poderão ser utilizadas por cibercriminosos em golpes digitais, como o phishing. Em razão disso, é melhor fazer a compra on-line usando os dados móveis ou acessando uma rede Wi-Fi da sua casa ou de uma pessoa de sua confiança.

 

4. Proteja os dados bancários

Na correria do cotidiano é normal pagar uma conta no dia do vencimento, não é mesmo? Por outro lado, a comodidade de usar o aplicativo do banco pode ser um grande perigo para a sua segurança digital, principalmente, se for acessar a ferramenta por meio de uma rede Wi-Fi pública.

Não custa lembrar que um cibercriminoso pode obter a senha do app bancário e literalmente fazer um estrago na sua conta. Apenas esse fator já mostra como é importante fazer transações financeiras em uma rede que você tem conhecimento do alto nível de proteção dos dados.

Para ficar conectado com as novidades da Tecnologia da Informação (TI) e dos procedimentos de segurança digital, visite a página de artigos do nosso site agora mesmo! Temos conteúdos que te ajudarão a minimizar riscos de ser vítima de um ataque virtual!
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras