Governo do Estado do Espírito Santo

Estagiário de TI: boas práticas para o sucesso

O estágio vai muito além do que cumprir a carga horária na empresa ou atender a um requisito para a conclusão do curso superior. É um grande momento para colocar em prática tudo que foi ensinado em sala de aula. Para o estagiário de TI, é preciso ter muita atenção e conhecimento para fazer a diferença de forma positiva.

Se você pretende aproveitar o estágio para entrar no mercado de trabalho com o pé direito, vale a pena conhecer algumas ações para se tornar um excelente profissional. Confira!

Tenha comprometimento com as tarefas

Toda atividade que é colocada sob sua responsabilidade, por mais simples que possa parecer, tem uma carga de aprendizado muito grande. Então, é preciso muito comprometimento em fazer a tarefa da melhor forma possível, aprender com os erros cometidos e resolver as demandas no prazo.  

Mantenha uma postura adequada

Saber como se comportar no ambiente corporativo é tão importante quanto os conhecimentos adquiridos sobre a área de atuação. Por isso, é fundamental seguir regras básicas de etiqueta, como:

uso adequado da roupa;

emprego da linguagem correta ao conversar com colegas de trabalho e demais segmentos do público-alvo;

chegar no horário agendado para começar o expediente e participar de reuniões;

uso correto da internet e demais meios de comunicação da empresa.

Tenha uma boa comunicação

Essa é uma das habilidades essenciais para qualquer profissional, pois está diretamente ligada à imagem pessoal. O estagiário de TI precisa dominar a comunicação oral e escrita para ser devidamente compreendido.

Gírias e palavras de baixo calão (palavrões) não são apropriadas para o local de trabalho. O emprego correto da língua portuguesa é um fator bastante valorizado pelos gestores, porque mostra que o colaborador tem condições de compreender as demandas e de procurar meios para executá-las da melhor forma possível.

Pergunte quando tiver uma dúvida

Está com uma dúvida sobre como fazer uma tarefa? Então, é melhor perguntar para evitar erros e futuros problemas. Um bom exemplo é o caso do estagiário do Google que publicou, de forma equivocada, um anúncio em sites e aplicativos, que fez a companhia perder um montante de quase R$ 40 milhões.

O anúncio foi publicado nos Estados Unidos e na Austrália por 45 minutos. O estagiário fez uma oferta 10 vezes maior do que o normal, o que gerou um prejuízo para a empresa.  

Tenha responsabilidade e cuidado com o smartphone

Pode parecer algo óbvio, mas vale a pena sempre reforçar o quanto ser responsável é importante. Afinal, isso tem uma grande influência no resultado do seu trabalho.

Você está em um local de aprendizado, tudo bem dar uma olhada ou outra nas redes sociais e no WhatsApp, mas ficar todo minuto ligando a tela do seu dispositivo não é uma atitude bacana.

Ao seguir todos os conselhos apresentados, o estagiário de TI estará mais preparado para encarar a jornada de aprendizado e ser um profissional bem-sucedido. Com dedicação, atenção e interesse em evoluir, você aumentará suas chances de ser efetivado na organização e de causar uma excelente impressão, deixando a porta aberta para oportunidades no futuro.

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras