Dicas para fazer uma compra segura na Black Friday 2023

Quem não gosta de aproveitar boas promoções em lojas virtuais? Contudo, é preciso ter muito cuidado para não ser vítima de um famoso ditado popular: o barato sai caro. Não é à toa que a prevenção e a prudência não podem ser deixadas de lado ao usar a internet para adquirir produtos e serviços.

Pensando nisso, vale a pena conferir as nossas dicas sobre como fazer uma compra segura na Black Friday 2023. Se eu fosse você, faria uma leitura bastante atenta deste artigo para não perder nenhum detalhe!

Veja se a loja realmente é confiável

Em 2023, a Black Friday será no dia 24 de novembro.  E com a proximidade do evento aumentam as tentativas de golpes relacionados com sites falsos e páginas clonadas. Para evitar problemas, um bom caminho é verificar a reputação das lojas por meio de plataformas como o Reclame Aqui.

Também é indicado constatar se o CNPJ da empresa está ativo na Receita Federal. Outro procedimento é verificar se há reclamações de outros compradores em redes sociais. Assim, você terá mais condições de avaliar se uma loja virtual  é confiável.

Adote a navegação anônima para fugir de tentativas de golpes

É bom destacar que a navegação anônima é uma excelente alternativa para fazer uma compra segura na Black Friday 2023. O motivo é que esse recurso diminui os riscos de você visualizar anúncios indesejados e preços inflacionados.

Utilizando  o modo privado do navegador, você reduz a influência de seu histórico online. Esse procedimento te dá mais condições de explorar ofertas de maneira mais imparcial e encontrar preços mais competitivos.

Tenha foco no uso de dispositivos seguros

Usar dispositivos com sistemas e aplicativos desatualizados é pedir para facilitar o trabalho dos cibercriminosos. E essa situação fica ainda mais complicada quando não são adotados mecanismos de proteção, como o como antivírus e firewall pessoal.

Se não quer passar raiva, priorize manter seus a seus sistemas e aplicativos atualizados, o que pode ser feito ativando a atualização automática. Também evite dispositivos de terceiros para fazer compras online, principalmente, quando não se sabe o grau de segurança adotado.

Fique alerta às mensagens e aos e-mails suspeitos

Tenha muito cuidado com os pedidos de confirmação de compra e com anúncios extremamente vantajosos que aparecem nas redes sociais ou na sua caixa de e-mail. Em muitos casos, são iscas usadas para convencer o internauta a clicar em links maliciosos ou a ligar para números falsos.

Para não cair nesse golpe, evite clicar nos links ou ligar para os números disponibilizados nas mensagens. O ideal é constatar a autenticidade da promoção, entrando em contato com a loja virtual pelos canais oficiais.

Opte pelos cartões virtuais

Além do cuidado com as ofertas irresistíveis, é bom não salvar os dados do seu cartão de crédito nas compras online. Se está em busca de minimizar riscos, prefira o cartão virtual ou online. Essa medida é uma maneira de proteger os seus dados com mais eficiência e fazer uma compra segura na Black Friday 2023.

Se você está buscando uma maior conexão com boas práticas de Tecnologia da Informação (TI), acesse agora mesmo a nossa página de artigos. Temos conteúdos que vão te ajudar a ficar por dentro da transformação digital!