Cinco passos para se destacar em um processo seletivo virtual

A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) também provocou mudanças na forma de as empresas escolherem os funcionários. Para tornar essa iniciativa mais simples, algumas instituições passaram a optar pelo processo seletivo virtual, em que praticamente todas as atividades são on-line.

Esse novo formato de seleção de empregados veio para ficar, porque contribui para a escolha ser mais ágil e dinâmica em muitos casos. É um aspecto que deve ser levado em consideração tanto pelas companhias quanto pelos aspirantes a oportunidades no mercado de trabalho.

Neste artigo, vamos apontar cinco passos importantes para um candidato obter uma boa performance em um processo seletivo remoto. Confira!

1.Faça testes no local de apresentação

Não basta estar com uma roupa adequada e ser pontual para causar uma boa impressão em uma seleção on-line. Se você estiver em casa durante as atividades do processo seletivo, é necessário ficar atento a fatores que podem fazer muita diferença.

Um deles envolve a questão da conectividade da internet, porque, se a conexão estiver instável no momento da entrevista, não será possível ter uma comunicação eficiente com os recrutadores.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a luminosidade, porque interfere na clareza do ambiente onde está. Também é positivo ter cuidado com a arrumação do local, pois o candidato, ao deixar visível que está em um cenário desorganizado, vai mostrar falta de zelo com o que faz no dia a dia.

2.Procure manter a calma

É comum alguns candidatos não se sentirem à vontade para uma entrevista virtual. Mas isso pode ser facilmente superado. O ideal é ter em mente que é necessário apresentar as ideias com clareza e objetividade, como se estivesse conversando com os recrutadores de forma presencial.

Para vencer o nervosismo, você pode simular como vai ser a entrevista com a ajuda de alguém da sua confiança. Mostrar calma e capacidade de argumentação são aspectos que devem ser priorizados em um processo seletivo virtual.

3.Esteja em um local adequado

É muito importante estar calmo e em um cômodo, onde a conexão à Internet seja de ótima qualidade. Por outro lado, isso apenas vai contribuir de forma impactante, caso esteja em uma área reservada para a entrevista.

No caso dos candidatos com filhos pequenos, é recomendado ficar em um quarto sozinho ou ir para outro lugar para garantir a privacidade. O excesso de barulho pode desconcentrar o candidato, o que afeta, em muitos casos, o desempenho ao responder às perguntas dos recrutadores.

4.Obtenha dados sobre a empresa

É uma iniciativa que deve ser feita em qualquer processo seletivo. Mostrar que conhece a história e os serviços da organização contribui bastante para construir uma boa imagem. Além disso, mostra um grande interesse em fazer parte da companhia, algo chama bastante a atenção.

Quanto mais tiver informações sobre os projetos e a trajetória de uma empresa, maiores são as chances de conquistar a confiança dos recrutadores. Logicamente, é crucial ter bom senso para usar as informações coletadas sobre a companhia a seu favor.

5.Priorize a clareza na comunicação

É bastante válido ter conhecimentos técnicos e informações relevantes sobre a empresa, onde pretende trabalhar. Contudo, é essencial que apresente uma comunicação clara para as suas ideias serem devidamente assimiladas pelos recrutadores.

Ao expor os pensamentos com simplicidade, você mostra que pode trabalhar em equipe. Além disso, tem mais condições de administrar melhor as emoções, fator importante para atingir um bom rendimento durante um processo seletivo virtual.

Se está em busca de mais informações ligadas à Tecnologia da Informação e ao mercado de trabalho, acesse a página de artigos do nosso site. Com certeza temos conteúdos que serão úteis para você!