Governo do Estado do Espírito Santo

Saiba como otimizar processos numa organização

Baixo rendimento, falta de integração entre as unidades e dificuldade de tomar decisões são fatores que prejudicam o desenvolvimento de qualquer organização. Uma boa alternativa para não enfrentar esse tipo de problema é investir na otimização de processos.

Num cenário de alta competitividade, é primordial adotar mecanismos que agilizem a execução das atividades e permitam uma melhoria na qualidade dos serviços prestados ao público-alvo, o que favorece o fortalecimento da imagem institucional.

Conheça medidas importantes que ajudam uma organização a fazer diversas ações com mais rapidez e eficiência.

Invista em tecnologia

Se uma instituição não perceber como a tecnologia é essencial para gerar melhores resultados, não será capaz de explorar todo o potencial de seus colaboradores. Por isso, é muito importante priorizar a automatização de processos, que reduz o trabalho manual dos funcionários e facilita a diminuição de tarefas para realizar uma determinada atividade.

Outra vantagem é possibilitar que os gestores tenham um foco mais voltado para a estratégia da organização, facilitando a implementação de iniciativas de acordo com as tendências do mercado.  

Com a adoção de sistemas, é muito mais fácil administrar e analisar o comportamento de diversos segmentos, como estoque, vendas, relacionamento com o cliente, finanças, entre outros. Assim, é possível ter uma visão global da instituição e escolher as melhores decisões.     

Aposte na integração

As informações circulam de maneira cada vez mais veloz. Seguindo esta tendência, uma organização precisa adotar ferramentas que permitam a integração entre os setores e sirvam de base para disponibilizar e compartilhar o conhecimento institucional.  

Essa medida faz com que a troca de dados seja feita com muita facilidade, o que propicia executar processos de maneira mais ágil. Atualmente, agendar reuniões apenas para apresentar informações setoriais é uma perda de tempo que impacta negativamente na produtividade.

Envolva os colaboradores

É muito interessante buscar maneiras de simplificar os processos. Contudo, esta iniciativa somente terá os resultados esperados, caso haja uma participação efetiva dos funcionários.

Para alcançar isso, é necessário investir em capacitações. Com um bom treinamento, o empregado terá mais segurança em fazer as tarefas e estará menos sujeito a erros.

Dessa forma, os processos serão feitos com mais velocidade e vão colaborar positivamente para melhorar a performance organizacional. 

Tenha foco no monitoramento

Aperfeiçoar os serviços é uma necessidade permanente que deve estar na agenda de qualquer instituição. Neste contexto, a adoção de indicadores de desempenho é essencial para verificar se os funcionários estão atingindo os resultados no prazo previsto.

Além disso, contribui para verificar o que pode ser corrigido. Assim, cria um ambiente mais favorável para a otimização dos processos. Ao contrário do que muitos imaginam, esta iniciativa não abrange apenas situações em que é necessário sanar falhas.

Ela também deve ser adotada para incentivar a inovação e a melhoria contínua. Num ambiente cada vez mais propício a mudanças, as organizações precisam ter mecanismos de adaptação a diversos cenários, caso queiram continuar com prestígio junto ao público-alvo.

 

Fontes:

http://blog.netprofit.com.br/como-otimizar-processos-e-impulsionar-a-produtividade-da-sua-empresa/ 

http://www.grupometa.com/gestao/dicas-para-otimizar-processos-na-sua-empresa.html 

http://www.tangerino.com.br/como-otimizar-processos-de-uma-empresa/ 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras