A gestão de TI vem ganhando cada vez mais espaço nas estratégias corporativas. Ao investir em tecnologia, uma organização obtém várias vantagens como:
- viabilizar a redução de custos;
- melhorar o nível dos serviços de uma corporação;
- contribuir para agilizar o trâmite dos processos internos;
- fortalecer o trabalho em equipe aumentando a produtividade;
- e garantir que todas as rotinas sejam executadas com alta performance.
A redução dos custos é de grande importância para qualquer instituição, principalmente, em um cenário econômico de incertezas.
Por isso, a gestão de TI está sendo uma alternativa para muitas organizações evitarem gastos desnecessários.
Confira algumas estratégias para diminuir custos nos serviços realizados dentro das organizações.
Otimizar a gestão dos processos internos
A gestão de TI auxilia uma corporação a ter processos otimizados e mais ágeis. Essa medida impacta na qualidade e na produção das atividades internas diminuindo custos envolvidos, além de evitar prejuízos financeiros.
Ao transferir seus processos para plataformas automatizadas, a troca de informações na organização se torna mais ágil, os funcionários ganham tempo na produção de documentos, cálculos, planilhas e gráficos manuais, pois tudo pode ser feito em um sistema.
Mas é necessário ter uma infraestrutura de rede eficaz, para que falhas operacionais não ocorram. Assim, é mais fácil promover uma otimização de processos em uma instituição.
Integração de sistemas
Esse tipo de integração facilita a troca de dados entre dois ou mais sistemas, minimizando a necessidade de reuniões e agilizando qualquer processo que dependa de duas ou mais plataformas.
O crescimento dessa nova técnica fez com que a indústria de tecnologia da informação desenvolvesse novos conceitos, métodos, softwares e até empresas direcionadas exclusivamente à integração entre sistemas de informação.
Computação em nuvem
Hoje em dia parece que tudo acontece "na nuvem", mas o que é exatamente este conceito? Respondendo de forma objetiva é um sistema online em que você pode acessar serviços e dados armazenados de forma segura, caso tenha acesso à internet.
Adotar a computação em nuvem (cloud computing) permite reduzir custos com equipamentos e aquisição de licenças de software, além de gastar menos tempo com atividades operacionais.
Outros benefícios também podem ser destacados como:
- maior capacidade para armazenar os arquivos, pois a nuvem é extensa em tamanho;
- e acesso aos dados na nuvem de qualquer lugar, pois tudo o que você precisa é apenas de um dispositivo com internet.
A expansão da computação em nuvem também é fruto de investimentos em redes de comunicação e em Data Center - infraestrutura responsável por armazenar e disponibilizar informações com alto nível de segurança da informação.
Atualmente, os órgãos estaduais podem acessar diversos sistemas e dados “na nuvem” com rapidez e eficiência por causa do Data Center do Governo do Espírito Santo, que fica no Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest).
Referência no setor público de TI, o ambiente tem um alto nível de disponibilidade dos dados e de segurança da informação, contribuindo para expandir a oferta de serviços digitais ao cidadão.
Centralizando as informações em um único local, o Poder Executivo Estadual economiza com investimentos em infraestrutura de TI, podendo aplicar mais recursos em outras atividades (saúde, educação, segurança, entre outras).