Governo do Estado do Espírito Santo

Cadeia de Valor

É um modelo que representa a visão sistêmica dos macroprocessos organizacionais para obter uma macrovisão do encadeamento destes processos e atividades. Ou seja, é utilizada para uma representação do relacionamento lógico dos processos de trabalho, permitindo uma visualização do fluxo de informações, produtos e atividades que transitam entre vários processos da organização.

A construção da Cadeia de Valor foi adotada como ponto de partida para as iniciativas de processos. Um dos objetivos é identificar onde o processo encontra-se inserido, quais outros processos são interligados e/ou impactados pelo processo a ser analisado. Outra meta é ter uma visão macro do conjunto de atividades, informações e interações que devem ser previstas para sua transformação. 

Para mapear a Cadeia de Valor do Prodest, as seguintes atividades foram executadas: 

  • estudo da estrutura organizacional e das legislações da instituição;
  • identificação dos processos executados;
  • agrupamento dos processos em macroprocessos;
  • classificação em macroprocessos de Governança, de Negócio e de Suporte;
  • representação gráfica dos macroprocessos na Cadeia de Valor. 

Os Macroprocessos de Governança agrupam os processos relacionados com a elaboração, implementação e monitoramento da estratégia do Prodest.

Os Macroprocessos de Negócio contemplam todas as atividades que estão diretamente ligadas à entrega de serviços e contato com o cliente.

Os Macroprocessos de Suporte englobam todas as ações que suportam o negócio e permitem que os processos de negócio sejam executados.

A gestão por processos é dinâmica. Por isso, a Cadeia de Valor poderá sofrer alterações para representar de forma mais fiel a realidade da organização durante os trabalhos de melhoria contínua dos processos. 

Conheça abaixo a Cadeia de Valor do Prodest.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras