Ações para deixar a equipe de TI mais produtiva

Melhorar o desempenho é uma meta perseguida constantemente pelos gestores. Este cenário não é diferente em relação a uma equipe de TI. Um dos motivos é que o setor de tecnologia da informação contribui não apenas para aumentar a produtividade, mas também para fortalecer a cultura da inovação.

Para que isso se transforme em realidade, é necessário fazer com que a organização tenha recursos tecnológicos atualizados e processos bem definidos. Também é primordial que o alinhamento e a comunicação entre as áreas funcionem de forma efetiva.  

Neste artigo, serão mostradas iniciativas importantes para aumentar a eficiência dos profissionais de TI.   

Estabeleça metas

Uma boa alternativa para melhorar o desempenho dos funcionários é criar metas. Logicamente, as tarefas devem apresentar um prazo de execução viável. Caso os objetivos estabelecidos sejam mal elaborados ou irreais, os empregados vão ficar desmotivados e irritados, o que é muito ruim para o ambiente de trabalho e a performance.

Para evitar esse problema, o ideal é fracionar as metas em partes, delegando aos colaboradores, por exemplo, ações para que um projeto seja finalizado. Assim, o empregado vai se sentir mais valorizado e terá mais interesse em contribuir para a organização.

Priorize a relação interpessoal

Não basta somente apoiar a qualificação dos empregados para obter resultados mais expressivos, é primordial que os gestores também busquem aperfeiçoar a relação interpessoal, aprimorando a capacidade de liderança.

De que forma isso pode ser feito? Uma boa resposta para essa pergunta é procurar fornecer feedbacks construtivos sobre a atuação dos membros da equipe. Outra medida interessante é ouvir os empregados com paciência, o que ajuda a construir um bom relacionamento.

O gestor deve ter sensibilidade para saber o momento certo de dar um retorno ao empregado sobre o trabalho desenvolvido. O recomendado é não ficar preso somente às avaliações de desempenho periódicas para interagir com o funcionário.

Ao indicar com clareza e respeito os aspectos que podem ser aperfeiçoados, o gestor ganha a confiança dos colaboradores e exerce um papel de líder com influência positiva na performance. 

Invista em tecnologia

Inegavelmente, ter funcionários bem treinados e motivados é bastante positivo para uma organização. Contudo, isso não é suficiente para alcançar todas as metas. É essencial que existam softwares e equipamentos de infraestrutura que proporcionem ao setor de tecnologia da informação condições de fazer um bom trabalho.

Para isso, o investimento em TI deve ser feito de maneira inteligente, analisando as melhores opções disponíveis no mercado e adotando critérios como qualidade, preço e utilidade na aquisição dos recursos.

Administre as distrações

A internet é uma ferramenta muito importante para pesquisar informações que podem contribuir para melhorar a prestação dos serviços. Apesar disso, é preciso ter cuidado para que o uso de redes sociais e de sites de entretenimento não afetem a produtividade.

Uma maneira de evitar esse problema é controlando o acesso dos empregados à rede mundial de computadores, para que eles não percam o foco e tenham mais facilidade em alcançar as metas previstas pela organização.

Outra medida interessante é definir horários para descanso durante a jornada. Isso ajuda a evitar a sobrecarga e o estresse. Momentos de descontração também fazem parte do trabalho e são vitais para tornar uma equipe de TI mais produtiva.

 

Fontes:

http://computerworld.com.br/tres-dicas-para-tornar-equipe-de-ti-mais-eficiente

https://gaea.com.br/8-dicas-para-melhorar-a-produtividade-da-equipe-de-ti/

http://imasters.com.br/gerencia-de-ti/carreira/como-manter-sua-equipe-de-ti-motivada/?trace=1519021197&source=single 

Tópicos:
Prodest, equipe de TI
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard