Saiba quais erros impedem que um profissional seja contratado

A competividade no mercado de trabalho é algo que está sempre em alta. O profissional precisa estar preparado para desbancar os concorrentes e conquistar a tão desejada vaga. Mas é necessário ficar atento a erros que impedem a contratação do profissional.

Neste artigo, apresentaremos os equívocos mais comuns na hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho. Confira!

Complicar o currículo

Opte por não colocar muitas informações e qualificações no seu currículo. Colocar dados desnecessários para a vaga pretendida pode eliminá-lo da disputa. Selecione suas habilidades em poucas linhas para que o recrutador não perca o interesse.

Parar de investir em si mesmo

Não é legal que seu último curso tenha sido há cinco anos, isso irá mostrar que você não está tentando evoluir como profissional, nem está buscando aprimorar suas habilidades e conhecimentos. Faça cursos gratuitos online e presenciais e participe de workshops. Toda forma de conhecimento que você buscar será vista de forma positiva.

Postura desagradável

Sua postura é analisada durante a fase de recrutamento. Apresentar sinais de ansiedade, nervosismo e até mesmo de desdém com os outros profissionais pode ser muito prejudicial. Mantenha sempre uma postura profissional e cordial durante a entrevista. Em muitas empresas, você já é observado desde a hora que entra no ambiente.

Mentir

“Mentira tem perna curta”, o famoso ditado popular se encaixa perfeitamente em uma seleção de emprego Mentir sobre suas capacidades, experiências ou algo que tenha produzido é um erro inaceitável.

Seja honesto sobre suas habilidades, não minta nem tente tirar vantagem sobre algo que não tenha feito. Falar sempre a verdade é a melhor opção.

Não se preparar para a entrevista

Procure se informar sobre a empresa, qual é a missão e os objetivos. Mostre que está informado sobre onde quer trabalhar. Tente se informar ao máximo sobre a organização, ir sem pesquisar o histórico e as ações da companhia é um grande erro.

Conteúdo inadequado nas redes sociais

As redes sociais são um espaço onde você pode publicar o que bem quiser. Mas tudo que você compartilha publicamente tem consequências. Alguns recrutadores visualizam perfis dos candidatos para verificar se o comportamento e as atitudes se encaixam com o que a empresa acredita.

Tenha cuidado com suas postagens, porque opiniões sobre política e religião podem não serem bem aceitas. Não seja agressivo, nem compartilhe notícias falsas e fotos comprometedoras.

Ver o recrutador como um amigo

Simular uma intimidade que não existe com o recrutador é um tiro no próprio pé. Por mais sociável que ele esteja sendo, ele não é seu amigo, é um profissional fazendo o serviço dele. Mantenha sua postura como profissional, seja educado e amigável, mas evite excesso.

Agora que você já sabe quais os erros que impedem a sua contratação, fica mais fácil se preparar para a entrevista e conquistar a tão sonhada vaga no mercado de trabalho.