Governo do Estado do Espírito Santo

Programa Melhor Idade

APRESENTAÇÃO

A sociedade brasileira está passando por um processo de reorganização e despertando para uma nova consciência. É cada vez mais nítida a necessidade e o desejo de contribuir para a melhoria dos diversos segmentos da sociedade e do mundo.

Pelo exercício da cidadania e, para cumprir com eficiência esse papel de transformador social, o Prodest criou, em 2001, o programa “Navegando na Internet na Melhor Idade”, pioneiro no Estado.

 O primeiro laboratório de inclusão digital no Prodest iniciou as atividades em 09 de agosto de 2001. O segundo, fruto da parceria do Prodest com a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), está em funcionamento na sede da Secretaria desde 15 de dezembro de 2004.


O PROGRAMA

O programa é uma ação social do governo do Estado do Espírito Santo, por intermédio do Prodest, e tem por finalidade promover gratuitamente o acesso às potencialidades da Internet às pessoas da terceira idade.

Desde a implantação até abril de 2011, já foram beneficiadas aproximadamente 4 mil pessoas. 

OBJETIVOS
Propiciar a melhoria da qualidade de vida das pessoas na terceira idade, integrando-as ao mundo digital e valorizando a cidadania de quem ainda tem muito a aprender e contribuir, em sintonia com o seu tempo.

O programa prioriza o aprendizado e a utilização da Web, o acesso gratuito aos serviços, às informações e às facilidades da Internet, orientado por profissionais treinados, quebrando as barreiras digitais que existem para muitas pessoas.

Objetivos específicos

  • Inclusão digital das pessoas na terceira idade;

  • Ensinar noções básicas de funcionamento do microcomputador - enfoque prático;

  • Ensinar e disponibilizar a navegação na Internet como meio de acesso às informações e ao conhecimento, gratuitamente;

  • Ensinar a utilizar o correio eletrônico como veículo de comunicação;

  • Orientar o uso da Internet para utilização de melhores práticas de usuários.

COMO É DESENVOLVIDO

Podem participar gratuitamente alunos a partir dos 50 anos. Inicialmente, são fornecidas orientações sobre os componentes e o funcionamento do microcomputador. Com a orientação de monitoras, os participantes navegam na internet e visitam sites sobre diversas áreas do conhecimento: artes, atualidades, cultura, economia doméstica, educação, entretenimento, medicina, entre outras.

Também são repassadas informações sobre correio eletrônico (envio e recebimento de e-mail). Atualmente, as aulas são realizadas no edifício Fábio Ruschi, no Centro de Vitória, onde fica a Seger, parceira do Prodest no projeto. O método utilizado para aprendizagem das pessoas é interativo, e as monitoras orientam a otimização do uso da Internet.

Para o público que ainda não possui nenhum conhecimento sobre informática, a primeira orientação é relativa aos componentes e ao funcionamento do microcomputador. Há também uma apostila adotada pelo programa para consulta e instruções necessárias ao aprendizado.

O tempo de utilização do computador pelo participante é de 60 (sessenta) minutos diários. Caso o equipamento esteja disponível, ele poderá permanecer por um período maior.

A execução do programa é feita de segunda a sexta-feira, com 03 (três) turmas pela manhã, das 08h30 às 10h30, e 03 (três) turmas à tarde, das 14 às 16 horas. O programa atualmente tem capacidade para atender 36 (trinta e seis) pessoas por dia.

 
PÚBLICO ALVO E REQUISITOS NECESSÁRIOS

Destina-se às pessoas que tenham idade a partir de 50 anos, independentemente do nível de conhecimento em informática.

Os requisitos necessários são: vontade e interesse em aprender, ressaltando que o compromisso com o programa é fundamental para um bom aprendizado. 

COMO PARTICIPAR

Considerando que o programa é disponibilizado gratuitamente aos cidadãos, a inscrição pode ser realizada por telefone ou pessoalmente. No Prodest, o laboratório foi reativado em abril de 2012 após as reformas no prédio da autarquia.

PRODEST
TELEFONE: (27)3636-7257
ENDEREÇO: Av. João Batista Parra n.º 465 - Praia do Suá - Vitória /ES
CEP: 29050-330

TELEFONE: (27)3636-5349
ENDEREÇO: Av. Governador Bley - Ed. Fábio Ruschi 1º andar - 236 - Centro - Vitória/ES
CEP: 29010-150

O programa está sempre aberto para novos alunos, uma vez que o desenvolvimento é individual, e as inscrições podem ser feitas a qualquer momento. 

SUGESTÕES

A sua opinião é muito importante. Por isso, contamos com sua colaboração. Mande-nos um e-mail, falando o que você acha de nosso programa, (sugestões, críticas) ou para tirar alguma dúvida.programamelhoridade@prodest.es.gov.br

    2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
    VLibras