Menu

PRODEST

Prodest detalha novo padrão dos sites governamentais para secretarias

Publicado em: 24/04/2026 18h06

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) promoveu, na tarde desta quinta-feira (23), uma reunião on-line para mostrar às assessorias de Comunicação dos secretarias do Governo do Estado o novo padrão de sites institucionais, estabelecido pela Superintendência de Comunicação Social (Secom).

A atividade foi conduzida pelo coordenador de Sites do Prodest, Caio Miled. Inicialmente, ele destacou que melhorar a segurança, aprimorar a estabilidade e o desempenho, e acompanhar as boas práticas de portais institucionais influenciaram na adoção do novo padrão, já utilizado pelo Prodest e a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH).

O coordenador também disse que as mudanças também priorizam tornar a navegação mais fluida e melhorar a experiência dos usuários, principalmente, os que utilizam dispositivos móveis. Houve uma comparação entre o layout antigo e o novo para explicar as diferenças de maneira mais simples e didática. Uma das principais mudanças foi a disponibilização do Menu Principal, que deixou de apresentar as seções de forma fixa para adotar um formato flexível. Miled também explicou as mudanças nas seções de Notícias e Acesso Rápido. Além disso, mencionou que a migração para o novo site será feita de forma automática.

“A recomendação é que os editores dos sites confiram a disposição dos menus, as páginas customizadas, os conteúdos mais importantes e as páginas mais acessadas antes da migração. Dessa forma, o processo será feito de maneira mais eficiente, fator importante para a boa experiência dos usuários”, pontuou o coordenador.

Outra orientação é que, antes do lançamento do site, sejam feitos testes para verificar as principais funcionalidades e reportar eventuais dificuldades ao Prodest. Também foi recomendada a leitura do Manual do Editor para tirar dúvidas sobre o funcionamento da nova ferramenta de atualização dos sites. A previsão é que todas as secretarias estejam seguindo o novo padrão até o final de junho.

“Estamos à disposição para ajudar as secretarias a fazer as migrações com agilidade e eficiência. Com certeza, a colaboração de todos nessa etapa de transição é fundamental para atingirmos bons resultados”, enfatizou  Miled.

Na avaliação do diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio, o alinhamento com as secretarias é fundamental para a migração ser executada de acordo com as melhores práticas de Tecnologia da Informação (TI). “Estamos trabalhando em diversos projetos em parceria com os órgãos estaduais. E para a migração dos sites ser bem-sucedida, precisamos manter essa postura, que tem pautado o nosso trabalho nos últimos anos. Vale destacar que essa mudança envolve não só aspectos como layout e design, mas também a evolução tecnológica da ferramenta responsável pela gestão de conteúdo dos sites ”, afirmou Cornélio.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
comunicacao@prodest.es.gov.br