Governo do Estado do Espírito Santo

Os benefícios dos serviços públicos digitais para a sociedade

A transformação digital tem modificado profundamente a maneira como os cidadãos interagem com os serviços públicos. Um dos principais benefícios dos serviços públicos digitais para a sociedade é o acesso facilitado a informações e a procedimentos.

Com a digitalização, algumas demandas (solicitar benefícios, agendar consultas, entre outras) são resolvidas de forma on-line, por meio de plataformas governamentais ou aplicativos, que proporcionam mais comodidade ao cidadão.

Outro avanço importante é a redução da burocracia. Hoje, é possível, por exemplo, abrir uma empresa ou realizar um processo administrativo (compra de itens, contratação de serviços para o setor público) de maneira totalmente digital. Um bom exemplo disso é o sistema E-Docs, utilizado pelo Poder Executivo Estadual por diversas prefeituras capixabas.

Desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) em parceria com vários órgãos estaduais, o E-Docs elimina a necessidade de papel para a produção de documentos e processos.

Também fazem parte dos benefícios dos serviços públicos digitais o aumento da transparência. Atualmente, é possível acompanhar de forma on-line os gastos públicos, as licitações e os resultados das polícias governamentais.

Isso fortalece o controle social e cria um ambiente mais favorável para os servidores públicos terem um trabalho mais focado no uso adequado dos recursos disponíveis. No Governo do Estado do Espírito Santo, essa prática é uma realidade graças ao Portal da Transparência, desenvolvido e mantido pelo Prodest.

Outro aspecto positivo da expansão dos serviços públicos digitais para a sociedade é o aumento da participação popular na gestão pública. É cada vez mais comum estados e municípios adotarem plataformas que permitam, por exemplo, sugerir ações para serem inseridas no orçamento. Essa medida, sem dúvida, contribui bastante para a criação de políticas mais alinhadas com as necessidades da população.

Mais um benefício relevante é a agilidade no atendimento ao cidadão. Atualmente, a telemedicina e os chatbots contribuem para resolver as demandas de forma mais rápida e prática. Por isso, é muito importante que a Administração Pública invista em um atendimento automatizado e com o emprego da inteligência artificial para melhorar a experiência do cidadão.

Com foco nessa tendência, o Governo do Estado lançou o Portal Inteligente ES.GOV, disponível pelo endereço https://portal.es.gov.br/ e pelo aplicativo na versão Android. Gerenciada pela Subsecretaria de Estado de Transformação Digital (SEG/STD), essa solução já conta com 252 serviços eletrônicos para a população.

O portal permite de forma on-line registrar empresas na Junta Comercial do Estado, consultar registro de veículos no Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), pagar IPVA e outras obrigações, acompanhar notas escolares, agendar vacinação, entre outros. Além disso, conta com a LIA – assistente virtual que utiliza a Inteligência Artificial para tirar dúvidas dos usuários sobre como acessar os serviços digitais do Governo.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras